faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fiocruz anuncia transplante de medula em paciente com Chagas

Se a técnica de transplante de células-tronco de medula óssea apresentar resultados positivos será aplicada em outras 25 pessoas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anuncia a realização do primeiro transplante de células-tronco de medula óssea em paciente com insuficiência cardíaca causada pela doença de Chagas. Considerado inédito no mundo, o transplante foi realizado no Hospital Santa Izabel, em Salvador (BA). O paciente, um homem de 52 anos, recebeu 240 milhões de células de medula óssea em suas coronárias e teve alta na última sexta-feira, dia 20), mas permanece com acompanhamento médico para identificar possíveis efeitos colaterais. Até agora, o estado de saúde do paciente é estável e assintomático.
A cirurgia havia sido aprovada em março pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde que autoriza pesquisas médicas com seres humanos. O transplante foi autorizado pela Conep com base em proposta apresentada um ano antes pelas equipes do Santa Izabel, do Instituto Milênio de Bioengenharia Tecidual e do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, unidade da Fiocruz na Bahia.
O anúncio foi feito pelo imunologista da Fundação Oswaldo Cruz, Ricardo Ribeiro dos Santos. O projeto de células-tronco em pessoas com doença de Chagas conta com financiamentos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Fiocruz, CNPq e do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Se a técnica apresentar resultados positivos nos primeiros cinco pacientes, será aplicada em outros 25 doentes de Chagas.

TAG: Hospital
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar