Durante a inauguração da nova fábrica de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a apresentação do PAC da Saúde dentro de três semanas.
O ministro afirmou que o Plano de Aceleração do Crescimento abrangerá aspectos sociais, econômicos e inovadores e terá o objetivo de acabar com a dependência de outros países para produtos e equipamentos de saúde. Em seu discurso, o ministro chegou a destacar que no Brasil o déficit entre importações e exportações da indústria de saúde e o volume de importações será de US$ 5 bilhões.
Fiocruz
A nova fábrica da Fiocruz tem o objetivo de trazer a auto-suficiência da vacina tríplice viral. A unidade produzirá 66 milhões de doses que devem entrar no mercado a partir de 2008 e 2009. O investimento realizado na nova fábrica foi de R$ 55 milhões e a expectativa é que até 2010 a produção chegue a 100 milhões de doses. A nova fábrica também poderá ser usada para desenvolver outras vacinas, contra rotavirus, varicela, hepatite A e até dengue.