faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Henrique Salvador e a inspiração nos campeões

Presidente do Mater Dei e médico mastologista se inspira na vitória de seu time, o Atlético Mineiro, como exemplo de gestão. Para ele liderar é conduzir pessoas rumo a um objetivo comum

Com meu pai José Salvador Silva, fundador do Mater Dei, aprendi... que sonhar vale a pena e que com persistência e determinação conseguimos realizações transformadoras. E também que a empresa é um ser dinâmico e em constante movimento. Por isto a importância de se estar sempre atento e à disposição dos interesses do empreendimento, de nossos clientes, colaboradores e da sociedade na qual estamos inseridos.
Dirigir um hospital em parceria com o meu pai e as minhas irmãs é... uma experiência muito enriquecedora e prazerosa. É perceber que há que se ter uma liderança, mas que ninguém é mais importante do que todos, que temos aptidões complementares e que por isto estamos mais preparados para gerir um negócio tão complexo quanto uma rede de hospitais, que, se unidos e alinhados, podemos muito.
Desde a minha liderança na Anahp até os dias de hoje, acredito que a rede de hospitais privados no Brasil... tem se consolidado como uma rede prestadora de fundamental importância para que o brasileiro tenha acesso a uma medicina resolutiva e dentro dos melhores padrões internacionais de qualidade e eficiência.
Para atender a demanda, os hospitais privados investem em expansão, como é o caso do próprio Mater Dei com a unidade Contorno, mas as alternativas de financiamento... são poucas, limitadas e por isto ainda há um grande déficit de leitos privados no Brasil. Eu acredito que isso pode mudar com a abertura de linhas de crédito específicas e factíveis e com o acesso a capital mais barato. A mudança da legislação que regula a entrada do capital estrangeiro nesta área, que está prestes a ser aprovada e regulamentada, pode facilitar a expansão de mais hospitais privados em nosso País.
Mesmo dirigindo o hospital, dedico-me ao atendimento dos pacientes em consultório porque... ser médico é para mim a origem de tudo. Além disso, o consultório tem sido uma grande fonte de aprendizado a partir do convívio com as pacientes. Ao exercer a medicina me coloco mais perto das pessoas, dos colegas e da assistência, permitindo que não me distancie daquilo que me guia como gestor: a razão de existir do hospital e dos serviços de saúde é atender bem ao ser humano.

O relacionamento com os pacientes, principalmente em casos de câncer, é importante porque... me ensina a exercitar a humildade frente à nossa condição de seres mortais. Ensina-me também o quanto somos fortes e capazes de enfrentar as adversidades. Ensina-me a procurar priorizar na vida aquilo que realmente é importante. A testemunhar a solidariedade e a força do amor e do carinho em situações de fragilidade. E também o poder da espiritualidade no enfrentamento da doença grave.
A relação entre os hospitais privados e o sistema público de saúde... precisa ser mais sintonizada. É preciso entender que os hospitais privados exercem um importante papel na viabilidade do sistema de saúde do Brasil. Sem eles haveria um gargalo gravíssimo no acesso aos serviços de saúde, pois praticamente um quarto dos brasileiros depende do sistema privado. Que ainda podem ser importantes na difusão de boas práticas de gestão, na inovação e validação da moderna tecnologia e no ensino e na pesquisa.
A visão de gestão é importante para o médico por que... aumenta a objetividade e a capacidade de priorizar o que é mais importante. Traz também maior organização e capacidade para se trabalhar em equipe.
Como conselheiro do Atlético Mineiro e apaixonado pelo Galo eu... ACREDITO! Sempre pratiquei esportes e aprendi muitas lições a partir destas atividades que têm sido importantes ao longo da minha trajetória! De uma forma lúdica, o Galo nos mostrou ao ser o campeão da Libertadores da América o quanto é importante um alinhamento de interesses e objetivos nas grandes conquistas! Poucas vezes vi um time de futebol, um técnico, uma diretoria e uma torcida tão entrosados e imbuídos em um mesmo objetivo. Este exemplo vale também para os desafios da gestão. Mesmo nos momentos difíceis, é importante demonstrar confiança. Ninguém consegue liderar, a não ser através das pessoas e da mobilização daquilo que elas podem dar de melhor para um projeto, uma construção, por mais transformadora e óbvia que ela possa parecer.
Uma viagem: Londres, nos dois anos em que fiz a minha residência em mastologia no Guy?s Hospital em London Bridge.
Um banda: The Bee Gees.
Um livro: Juscelino Kubistchek - O artista do Impossível.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar