faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Brasília inaugura UTI geriátrica

Article-Hospital Brasília inaugura UTI geriátrica

A proposta da instituição é oferecer um serviço focado nas necessidades dos pacientes idosos

O Hospital Brasília inaugura no próximo dia 01 de Março sua UTI Geriátrica. A proposta da instituição é oferecer um serviço focado nas necessidades dos pacientes idosos. ?Temos UTI neonatal, pediátrica, cardiológica, oncológica, adulto, pós-operatória e tantas outras. Precisamos entender que o cliente geriátrico não é um órgão (coração), ou uma doença (câncer), mas sim um ser humano na sua integridade, com demandas especiais?, afirma Erikson Blun, superintendente do Hospital Brasília. De acordo com Renato Maia, coordenador da unidade de terapia intensiva geriátrica, o envelhecimento da população tem causado o aumento da demanda por serviços intensivos. ?Observa-se em todos os serviços de UTI um aumento contínuo da média de idade dos pacientes e também modificação nos indicadores de morbi-mortalidade?, aponta.
Para ele, a importância da adaptação da UTI a este tipo de paciente está relacionada à diminuição dos indicadores de morbi-mortalidade, apoio psicossocial aos pacientes e seus familiares e a criação de protocolos, visando atuação em caso de delirium e outras situações específicas.
Blun explica que a estrutura da unidade é similar à da UTI adulto, o que muda é a atuação dos funcionários, os quais recebem treinamento específico. "Contamos com 26 leitos e os equipamentos são os mesmos. Nosso invesimento será focado no aprimoramento dos profissionais envolvidos", comenta Blun.
Entre os diferenciais, Maia destaca a adoção de referenciais de tempo (dia e noite) com a instalação de relógios para cada leito, e a colocação de painéis para que cada paciente monte, com a ajuda de psicólogos, um quadro com informações como nome, idade, apelido, nomes de familiares, com letras e palavras móveis que possam ser afixadas nos painéis. A criação de um ambiente menos restrito com janelas amplas, cores vivas, aquários e outros ornamentos também destaca-se. Além disso, para Maia, a equipe envolvida deve estar motivada e reconhecer a importância do relacionamento com a família colocando-a a par do prognóstico e da evolução.
O setor conta com uma equipe composta por mais de 80 profissionais, incluindo médicos intensivistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas.

TAG: Hospital