faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Santa Isabel realiza primeiro transplante de coração em 2021

transplante de coracao hsi.png
Unidade de saúde de Blumenau atinge a marca de 62 procedimentos feitos, sendo 33 nos últimos cinco anos

A equipe médica do Hospital Santa Isabel (Blumenau/ SC) realizou o primeiro transplante de coração de 2021. O paciente beneficiado foi um homem de 58 anos, morador da cidade, que recebeu um novo coração no dia 15 de outubro. A captação do órgão foi realizada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão (SC). Seu estado de saúde evolui bem e, na próxima semana, os médicos farão a primeira biópsia miocárdica para avaliar o resultado da operação e a aderência do novo órgão.  

O cardiologista do Hospital Santa Isabel (HSI) Marcos Vinícius Moura foi um dos profissionais responsáveis pelo procedimento. Segundo ele, antes do transplante, foi necessário corrigir um pequeno defeito congênito estrutural no coração doado, mas que não chegava a atrapalhar a força do músculo do órgão. 

“Com a pandemia, a realização de transplantes acabou afetada em todas as unidades hospitalares do Brasil, sendo dificultada pelo fato das UTIs estarem cheias com pacientes internados por Covid-19. Estamos felizes com a realização do primeiro transplante de coração do ano e chegamos a uma marca de 62 pacientes transplantados desde 2000, sendo 33 deles apenas nos últimos cinco anos. Temos uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e incansável, o que nos torna referência em Santa Catarina neste procedimento”, explica. 

O Serviço de Transplantes do HSI atende pacientes dos 293 municípios catarinenses, inclusive de outros estados do Brasil. Oferece, além do coração, transplantes de córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado.  

A instituição é reconhecida nacionalmente pelo pioneirismo e excelência no serviço. Em 2019, o HSI e médicos do seu corpo clínico foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A unidade recebeu o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos do estado. 

TAG: Releases
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar