faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Icesp tem equipamento que pensa e respira pelo paciente da UTI

Aparelho reduz a necessidade de intubação e desliga sozinho quando paciente volta a respirar

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, implantou um equipamento capaz de “pensar” pelo paciente. Trata-se de um ventilador pulmonar, instalado na UTI da unidade, que acompanha as funções vitais da pessoa, podendo até normalizar sua respiração, por exemplo.

Com 35 novos equipamentos alocados na Unidade de Terapia Intensiva, o Icesp é o primeiro hospital oncológico do SUS a oferecer esse tipo de serviço.

Funcionamento

O ato de respirar é controlado pelo cérebro, que envia um sinal para o diafragma, provocando a contração muscular e a entrada de ar nos pulmões. Com o ventilador pulmonar inteligente, esta atividade elétrica do diafragma é capturada, transmitida para o aparelho e usada para auxiliar a respiração do paciente.

Os equipamentos de alta tecnologia são sensíveis a ponto de soprar só a quantidade necessária de ar, proporcionando sincronia da função respiratória, e desligam automaticamente quando “percebem” que o paciente voltou a respirar.

De acordo com o Icesp, essa sincronia pode minimizar o desconforto e a agitação do paciente, proporcionando uma transição suave para a respiração natural.

“Em muitas situações, a pessoa para de respirar devido a alguma obstrução ou fraqueza pulmonar. Por isso, a ventilação pode salvar vidas, permitindo de forma artificial, o processo de inspiração e expiração. Além disso, equipamentos como esse podem ser usados como suporte para monitorar a atividade respiratória em outras situações, estabilizando o caso antes de necessitar de uma intubação”, explica a coordenadora da UTI do Icesp, Ludhmila Abrão Hajjar.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar