faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

KPTL investe na HealthTech Síntese B2B

Bertrand Gourgue - CEO.jpg
HealthTech do Recife oferece um marketplace com cotações eletrônicas ágeis, interligando players como hospitais e vendedores de materiais médicos; Com acesso a cerca de 8 mil fornecedores, reúne mais de 400 entidades compradoras e movimentou na plataforma mais de R$ 1 bilhão em 2020

Melhorar a produtividade, trazer mais segurança e reduzir preços de suprimentos médicos e farmacêuticos. Essas são algumas das missões da Síntese B2B, empresa fundada em 2016, no Recife (PE) por Bertrand Gourgue. A KPTL, uma das principais gestoras de fundos de Venture Capital do Brasil, acaba de anunciar conjuntamente com a Interplayers, Hub de Negócios da Saúde e Bem-Estar, um investimento que pode alcançar até R﹩ 9 milhões na companhia, por meio do Fundo Criatec 3, que tem entre os principais cotistas o Banco do Nordeste (BNB).

Baseada em software a companhia desenvolveu um sistema que cota produtos de saúde online com cerca de 8 mil fornecedores do Brasil e do exterior e atualmente já atende mais de 400 hospitais e clínicas de todo o País. Trata-se de um marketplace em modelo SaaS (Software as a Service), por assinatura, com cotações eletrônicas para compradores e vendedores.

Com a ferramenta, ambos os lados ganham em produtividade e uma simples cotação, que antes durava até cinco dias, pode ser resolvida em duas horas. Fornecedores participam gratuitamente da plataforma, mas podem contratar serviços adicionais tais como funcionalidades avançadas, integração com seu ERP e análises de mercado que podem impulsionar muito as vendas.

Segundo Bertrand Gourgue, CEO da Síntese, o aporte permitirá um crescimento em várias maneiras. "Investiremos em tecnologia para o lançamento de novos produtos de gestão de cadeia de suprimentos, mas também para criar novas funcionalidades nas ferramentas que já temos. E também para alcançar uma capilaridade maior Brasil afora, ampliando nosso portfólio a mais hospitais e clínicas e planos de saúde", detalha o empreendedor francês que vive no Brasil há 24 anos. Além de Gourgue, os diretores Israel Neto (COO) e Jorge Cruz (CTO) completam o board da empresa.

Para quem não atua na área médica pode ser difícil compreender a atuação prática da Síntese. Por isso vale citar como exemplo os medicamentos necessários para intubação e os equipamentos de proteção individual (EPIs), cuja demanda disparou durante a pandemia de Covid-19. Instituições que usavam a plataforma chegaram a pagar até 30% menos pelo material. A chamada taxa de ruptura - momento em que o hospital tenta comprar um produto e não consegue - costuma ficar em 5%, contra 40% de instituições que não assinam o serviço.

No primeiro trimestre de 2021, a Síntese lançou a Plataforma de Gestão de OPME. Essa ferramenta permite aos Hospitais e Convênios rastrear e controlar o processo de cotação, autorização e uso das Órteses e Próteses de cada cirurgia. "O objetivo é ter um equilíbrio entre ter em estoque e não sobrar. Há uma carência de uma ferramenta adaptada para área da saúde e simples de usar", explica Gourgue.

Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, o que chamou a atenção da gestora foi a solidez do produto e a maturidade do empreendedor. "Existem alguns bons concorrentes da Síntese no mercado, mas a empresa entendeu e conseguiu se diferenciar pela tecnologia. A mentalidade é de inovação e aprimoramento constantes, então só podemos acreditar que a empresa não deve parar de crescer", afirma Ramalho.

Sediada no Porto Digital desde 2001, a empresa nasceu como uma central de negócios e consultoria especializada em hospitais. Em 2016 surge a plataforma digital de marketplace e com muita bagagem adquirida a Síntese passou de empresa negociadora a uma software house. Já tinha vários concorrentes no mercado, porém chegou e soube incrementar sempre muitas inovações funcionais. Assim, está à frente em termos da tecnologia utilizada e na questão da experiência do usuário dentro da ferramenta.

Arnaldo Sá Filho, Fundador da Interplayers, co-investidora na rodada, explica que busca soluções para ampliar o atendimento de pacientes, indústrias, farmácias, hospitais e clínicas. "Identificamos na Síntese um alinhamento com os valores de seus dirigentes e sinergia com as ações. Sua linha de produtos vem valorizar nosso portfólio e atender o propósito de melhorar o acesso à saúde e bem-estar", detalha Sá Filho.

Atualmente existem cerca de 6,3 mil hospitais no Brasil e mais de 30 mil clínicas de saúde. Os hospitais se dividem em três categorias quase igualmente representadas: instituições públicas, (muitas delas administradas por organizações sociais - OS´s), privadas e filantrópicas.. Segundo dados do Portal da Transparência alguns dos maiores grupos hospitalares do Brasil já trabalham com a Síntese, como o Hospital Santa Marcelina (São Paulo), o IMIP (Recife) e o Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre).

"Sem dúvida, a Síntese é uma empresa em que a equipe trabalha com seriedade. Suas soluções trouxeram redução de preços, aumento de produtividade e maiores controles. Possui recursos exclusivos, além de um cadastro completo de fornecedores participantes", conta Márcio Moraes, Diretor de Tecnologia da Informação do IMIP.

"Mesmo usando outra ferramenta por mais de 10 anos, apostamos numa solução mais recente. O projeto foi um sucesso. A integração com nosso ERP foi realizada rapidamente, em sintonia total com nossa equipe de T.I. e o sistema começou a operar antes do previsto. Com uma redução de preços de mais de 13%, mais agilidade, mais flexibilidade para demandas de novos desenvolvimentos e com um custo de manutenção menor, a Síntese superou nossas expectativas", relata Antônio Carlos Souza Gomes, Gerente de Logística de Suprimentos da AESC, responsável por hospitais como Mãe de Deus e Santa Luzia, em Porto Alegre.

O que muitos desses clientes procuram é por segurança e a Síntese tem algumas certificações que legitimam os processos da companhia e asseguram um alto nível de entrega. Entre as principais: Service Level Agreement (SLA), que garante tempo de resposta predeterminado para cada tarefa contratada. A Síntese respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de ser o único marketplace hospitalar com o selo McAfee Secure, difícil de conseguir e importantíssimo para garantir confidencialidade para os clientes.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar