faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mais 40 unidades básicas até 2012

Cuiabá deverá contar com o número suficiente de unidades básicas, especialmente, do PSF para atender 100% da clientela

Nos próximos quatro anos, Cuiabá deverá contar com o número suficiente de unidades básicas, especialmente, do Programa de Saúde da Família (PSF) para atender 100% da clientela.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

Pelo menos esta é a projeção que faz o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares. Terá ainda o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) reformado e mais uma policlínica.

Conforme Soares, a expansão dos PSFs segue a estratégia iniciada no fim dos anos 90 de se extinguir os centros de saúde. Com isso, a atual administração municipal tem a meta de implantar mais 40 unidades até 2012. Hoje, além de 22 centros existentes a cidade possuiu 63 PSFs. "Serão dez por ano", afirmou.

Segundo o secretário, o investimento nas UBS se explica pelo fato de que, via de regra, elas conseguem resolver 90% dos agravos no local e diminuir casos de internações. "Isso significa que de cada 100 pessoas atendidas 90 tem a solução ali (na comunidade)", enfatizou. Somente o restante (10%) é encaminhado para policlínicas ou pronto-socorro.

Mas, embora haja a preocupação com a prevenção e promoção à saúde, a capital também sente a necessidade de expansão das unidades de nível secundário e terciário. Tanto que ganha neste aniversário de 290 anos mais uma policlínica. Localizada no bairro Pedra 90, um dos mais populosos da cidade, a unidade irá se somar as outras cinco policlínicas já existentes (Planalto, Verdão, Pascoal Ramos, Coxipó e CPA I).

Soares lembra que o fortalecimento das policlínicas, que oferecem plantões 24 horas, ajuda a desafogar o Pronto-Socorro (PSMC), referência estadual no atendimento a urgências e emergências.

Já para o Pronto-Socorro, existe a previsão ainda para este ano de reforma, reequipação da parte de urgência e emergência, por meio do projeto QualiSus, e o redimensionamento do seu espaço interno. "Os boxes de emergência vão passar a funcionar na parte de cima juntamente com os PAs adulto e infantil", informou. Os números de leitos de observação serão ampliados de 20 para 40.

TAG: Hospital