faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Medicina Preventiva, uma visão de paciente e provedora de saúde

saude-mundial-comunicacao-perspectivas
Como uma paciente com diabetes passou a experienciar a vida de provedora de saúde na Kaiser Permanente?

Meu nome é Fabiana Couto, tenho 34 anos de idade, e ha 4 vivo em São Francisco na Califórnia.

Desde a minha chegada estive muito envolvida com o mercado de saúde do Vale do Silício, tanto como consumidora quanto provedora e parceira.

Meu background na indústria farmacêutica começou em 2007 ao trabalhar em uma indústria multinacional sediada em São Paulo promovendo educação e promoção em saúde. Em 2010 me mudei para São Francisco onde atuei como community manager & advocate em diabetes em uma ONG dedicada a  promover educação e conexão para pessoas com diabetes em todo o mundo.

Durante esses anos que se seguiram, além de trabalhar no meu mestrado em Psicologia, também trabalhei com outras instituições de saúde, com foco primário em diabetes,  como o centro pediátrico da UCSF – University of San Francisco, e DASH camps – Acampamentos para jovens com diabetes.

Minha paixão e envolvimento com diabetes vem da minha historia pessoal; por ter sido diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 13 anos de idade, e ter vivido muitas adversidades não só relacionadas a minha condição mas também ao despreparo do meu ambiente familiar, social e médico em atender minhas necessidades físicas e emocionais;  eu busquei através do meu trabalho, ser uma promotora de melhorias na vida das pessoas e famílias que sofrem com essa condição e tantas outras condições crônicas que assim como o diabetes necessitam de muita educação e trabalho em equipe.

O meu foco principal está em saúde e não na doença, e a palavra de ordem para mim é prevenção.

Ao observar o sistema de saúde do Brasil e dos Estados Unidos, eu acredito que ambos ainda tem muitas oportunidades para trabalhar a promoção massiva da prevenção e da busca pelo equilíbrio e pela saúde mental, física e emocional de suas comunidades de pacientes.

Mas também quero dizer que há  aqui  indícios que demonstram que a mentalidade em saúde esta mudando. Há poucos meses atrás eu me surpreendi com meu provedor de saúde aqui em São Francisco, a empresa Kaiser Permanente, a qual atualmente além de segurada, sou também colaboradora na área de obesidade e mudança comportamental.

Há poucos meses havia agendado um exame oftalmológico de rotina para avaliar minha retina; esse exame é essencial para todas as pessoas com diabetes, ainda mais para portadores de diabetes tipo 1.

Porém, apesar de saber o quão impirtante esse exame é e apesar de ser bastante atenta a minha saúde, não pude comparecer a esse exame e pensei comigo mesma... “Vou remarcar quando der...”

Algumas semanas se passaram e eu sinceramente me esqueci de remarcar meu exame, com todas as preocupações e atividades do dia a dia me perdi dos compromissos com minha saúde.

Eis que então recebo uma carta bastante pessoal do meu provedor, a Kaiser, fazendo um follow-up comigo sobre a consulta que eu perdi, e me sugerindo que remarcasse a consulta o quanto antes, reforçando como o exame de fundo de olho é essencial pelo fato de ter diabetes tipo 1.

Kaiser letter

Mesmo sabendo do outro lado, como provedora em saúde, e o quanto é benéfico para a própria Kaiser manter seus pacientes em dia com sua saúde, para evitar as tão custosas complicações, eu me senti especial, e cuidada por eles.  Senti também um certo alivio em não ser a única responsável por cuidar da minha própria saúde.

Na minha rotina diária já tenho tantas coisas para fazer, medir glicemia, cuidar da alimentação, fazer exercício físico mais todas as consultas e exames de rotina... Ao receber essa carta, senti que existia ai uma real parceria de cuidado entre meu provedor de saúde e mim, e como paciente, senti real satisfação por ser membro Kaiser, e como provedora, isso me abriu os olhos sobre como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença quando o assunto é medicina preventiva.

Resultado?

No mesmo dia remarquei minha consulta e fiz meu exame. A Kaiser sai beneficiada, e meus olhos também!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar