faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mentes inquietas

homem-de-negocios-forcado-caucasiano-senior-esfregando-os-olhos_1262-2161
Manter a mente em equilíbrio é fundamental para evitar problemas como ansiedade, estresse e transtorno de déficit de atenção.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) revelou que sete em cada dez brasileiros sofrem de ansiedade. Desse grupo, quatro apresentam ansiedade patológica, que prejudica diretamente a vida. Além dos índices crescentes, o que mais preocupa é que muitas pessoas não sabem que sofrem do problema.

Uma das causas da ansiedade é a mente acelerada, que acomete um número cada vez maior da população mundial justamente por conta da rotina agitada e dos diversos compromissos assumidos ao longo do dia. Muitas vezes, esse estilo de vida pode provocar sofrimento por antecipação e causar insônia e dores musculares por fatos e circunstâncias que ainda não aconteceram.

Esses sintomas fazem parte da vida da jornalista Giandrea Souza desde a infância. Ela lembra que ficou sem dormir quando tinha alguma prova importante na escola e chegou a fazer tratamento para psoríase aos cinco anos, além de sofrer de outros problemas, como bruxismo e gastrite. A tensão é tão frequente que ela deslocou o maxilar recentemente e precisou passar por uma cirurgia.

“Sempre fui muito inquieta e segui a orientação dos médicos de fazer alguma atividade física para aliviar a tensão. Pratiquei vários esportes na adolescência e hoje faço pilates. Acho que nunca vou estar 100%, mas já melhorei bastante e procuro manter a calma diante de qualquer situação”, comenta.

Outro problema emocional que tem crescido é o estresse, principalmente entre os jovens. Um levantamento mostrou que 37% das pessoas entre 24 e 37 anos está estressada. Para menores de 23 anos, o índice é de 36%.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar