faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Normas para elaboração de Diretrizes da SBC são reformuladas

doutor-com-a-tabuleta-nas-maos_1232-650
O Conselho de Diretrizes e Normatizações – Condir – da Sociedade Brasileira de Cardiologia, liderado por José Francisco Kerr Saraiva, apresentou as novas instruções para a elaboração dos documentos

Condir – da Sociedade Brasileira de Cardiologia, liderado por José Francisco Kerr Saraiva, apresentou as novas instruções para a elaboração dos documentos. "As alterações foram feitas diante da importância que Normas e Diretrizes têm dentro das sociedades de especialidades que vão, além de guia e orientação para o clínico, também mostrar a posição da SBC juntamente aos órgãos regulatórios de governo, bem como operadoras de saúde", explicou Saraiva.

Entre as mudanças propostas pelo Condir e aprovadas pela Diretoria, destacam-se os principais pontos:

  •  A elaboração de Diretrizes e Posicionamentos deverá estar em consonância com as Diretrizes e Recomendações de outras associações que possuam acordos de cooperação científica com a SBC e que são internacionalmente reconhecidas (ACC, AHA, ESC, entre outras).
  • A elaboração de Diretrizes e Posicionamentos de áreas afeitas a outras sociedades de especialidades deverá ter o documento redigido por ambas as sociedades, a fim de que possam ser consensuais, refletindo a opinião dos envolvidos. O mesmo deverá ocorrer na elaboração de temas comuns a dois ou mais Departamentos da SBC.
  • Os Departamentos deverão buscar a atualização com a frequência que o tema requerer, evitando que os novos documentos fiquem desatualizados.

O coordenador de Diretrizes e Normatizações ressalta a importância que as normas trarão às novas publicações. "As Diretrizes, juntamente com Congresso, e os Arquivos Brasileiros de Cardiologia são a vitrine científica da SBC. Temos o compromisso de oferecer ao clínico ferramentas que ele possa usar como referência atualizada no seu exercício profissional cotidiano. Propiciando não apenas a melhor evidência científica, mas também servir de instrumento que possa dar respaldo técnico e científico aos seus atos", completou José Francisco Kerr Saraiva.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar