faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Parceria entre ONA e Epimed visa reduzir falhas e custos na saúde do Brasil

Article-Parceria entre ONA e Epimed visa reduzir falhas e custos na saúde do Brasil

parceria-ona-epimed.png
OMS alerta que acontecem 134 milhões de eventos adversos e hospitais no mundo, a parceria busca reverter esse cenário com avanços tecnológicos e certificações rigorosas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam um cenário preocupante na saúde global, especialmente em países de baixa e média renda. Anualmente, ocorrem 134 milhões de eventos adversos em hospitais desses países, resultando em aproximadamente 2,6 milhões de mortes em todo o mundo. Essas estatísticas refletem diretamente as falhas na segurança do paciente. 

Além das vidas perdidas, há um impacto financeiro significativo. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que cerca de 15% das despesas hospitalares são destinadas ao tratamento de falhas na segurança do paciente. Este dado ilustra a magnitude dos recursos que poderiam ser economizados e redirecionados com melhorias na segurança e na qualidade dos atendimentos. 

A atenção primária e ambulatorial também não está isenta dessas falhas. Segundo a OCDE, quatro em cada dez pacientes enfrentam algum tipo de prejuízo durante o atendimento nesses níveis de cuidado. Os erros mais comuns incluem diagnósticos errôneos, prescrições e uso inadequado de medicamentos, cirurgias equivocadas, quedas, entre outros. Esses erros comprometem não só a segurança do paciente, mas também aumentam a carga sobre os sistemas de saúde, visto que muitos desses eventos adversos são evitáveis. 

A parceria entre a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Epimed, utilizando o sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, representa um avanço significativo na melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde no Brasil. Laiane Silva, gerente da Epimed, ressalta os benefícios do sistema para instituições certificadas pela ONA: 

  • O sistema facilita a coleta e análise de dados sobre segurança do paciente, permitindo um monitoramento mais preciso de riscos e incidentes. 
  • Uma das vantagens mais notáveis é a capacidade de identificar rapidamente padrões de risco, auxiliando as instituições na implementação de medidas preventivas e corretivas de forma mais eficaz. 
  • O fornecimento de dados confiáveis e detalhados é essencial para auditorias e certificações, auxiliando na manutenção das certificações da ONA e na melhoria contínua dos padrões de segurança e qualidade. 

“A integração do sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente nas instituições de saúde brasileiras representa um passo importante rumo a um cuidado mais seguro e eficiente. Isso permitirá que as instituições estejam melhor equipadas para garantir a segurança do paciente, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, fatores essenciais para a acreditação”, conclui Fábio Gastal, CEO da ONA.