O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), acaba de criar um índice de desenvolvimento próprio. O Índice de Desenvolvimento Social do BNDES (IDS-BNDES), tem como objetivo tornar mais nítidas as diferenças sociais entre as várias regiões e estados brasileiros. O objetivo é também acompanhar anualmente, as condições de vida da população do país, com um único indicador, com escala entre 0 e 1, em três diferentes dimensões do desenvolvimento social: renda, saúde e educação.
O IDS é apurado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). O IDS-Saúde é composto pela média de três variáveis: a esperança de vida ao nascer, o percentual de domicílios com canalização interna de água, e o percentual de domicílios com rede coletora ou fossa séptica ligada à rede.
Entre os fatores que foram mais significativos para a evolução do IDS-BNDES destacam-se, no caso do IDS-Saúde, o aumento da esperança de vida - 3,6 anos - e a expansão da cobertura das redes de água ? de 80,5% para 90,1% - e de esgoto - de 48,4% para 56,8%.