faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Plataforma de telemedicina da GetConnect é a primeira a ter certificação da Anvisa

Article-Plataforma de telemedicina da GetConnect é a primeira a ter certificação da Anvisa

Certificação-Digital-1440x564_c

Utilizada por mais de 21 mil médicos e cerca de 580 mil pacientes em todo o país, a plataforma Medkortex é a primeira e única a obter essa importante certificação. Em função da adoção de forma acelerada da telemedicina em 2020, associada à pandemia, a companhia estima crescer perto de 100% até o fim do ano.

GetConnect, empresa especializada há mais de 15 anos no desenvolvimento de sistemas e projetos de telemedicina, acaba de receber o registro da Anvisa para a sua plataforma MedKortex. Este software de telemedicina, que já é utilizado por mais de 21 mil médicos e possui cerca de 580 mil pacientes cadastrados em todo o país, passa a ser o único e primeiro nacional com esta certificação. A GetConnect é a mais importante empresa a atuar neste segmento no Brasil, em número e tamanho de projetos. Possui ainda a maior base de usuários e pacientes da América Latina, tanto no segmento púbico como privado. A GetConnect é a divisão de Telemedicina, Integração e Conectividade da OxySystem, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de saúde brasileiro.

Segundo Marcelo Fanganiello, diretor da GetConnect, o registro da Anvisa atesta a total aderência da plataforma Medkortex às necessidades do sistema de saúde brasileiro, tanto público como privado, além de ser um importante fator balizador para garantir a segurança do paciente. Segundo Marcelo Fanganiello, diretor da GetConnect, o registro da Anvisa atesta a total aderência da plataforma Medkortex às necessidades do sistema de saúde brasileiro, tanto público como privado, além de ser um importante fator balizador para garantir a segurança do paciente.

"O setor de saúde no Brasil é bastante regulado. É preciso ter clara a ideia de que um software de telemedicina é diferente de uma solução de videoconferência. Trata-se de um dispositivo médico, que é utilizado para diagnósticos, portanto, precisa seguir todas as normas e exigências da Anvisa. Tentamos por diversas vezes, antes de desenvolver a nossa própria ferramenta, trazer soluções internacionais. E foi exatamente essa falta de aderência que fez com que essas ferramentas, mesmo que de alto padrão, não se adequassem ao nosso mercado".

Crescimento impulsionado pela pandemia

Embora o futuro da telemedicina ainda seja incerto do ponto de vista regulatório, Fanganiello acredita que os benefícios do atendimento à distância vieram para ficar. Sem falar que se trata de uma tecnologia que vem sendo largamente utilizada em outros países há mais de 20 anos. "A meta do ano todo já foi superada em maio, pela demanda criada especialmente no setor público nesse primeiro semestre. Esperamos aumentar o nosso market share e alcançar a marca de 25 mil profissionais de saúde em todo o Brasil", enfatiza.

O principal foco da companhia segue sendo o setor público de saúde, no qual já tem forte presença, porém a plataforma também atende a área privada (hospitais, operadoras de saúde, organizações de saúde, empresas que prestam serviço de telemedicina).

A GetConnect atua hoje como empresa conceito One Stop Shop para Telemedicina, pois tem a solução completa, fornecendo tanto software como hardware/equipamentos (também certificados pela Anvisa e pelo Inmetro). "Costumo dizer que ao viabilizar um projeto conosco a instituição demanda apenas três requisitos: energia elétrica, internet e médicos para operarem o sistema", complementa Fanganiello.

Plataforma de telemedicina MedKortex

A plataforma de telemedicina MedKortex viabiliza tanto as consultas (médico- paciente) quanto as chamadas interconsultas, o que é crucial, por exemplo, para levar o atendimento especializado para regiões mais carentes ou até mesmo para a obtenção de uma segunda opinião em momentos cruciais.

Do ponto de vista técnico, trata-se de uma solução 100% web, mobile first, que preenche ainda a todos os requisitos de segurança, graças a sistema de autenticação, criptografia de ponta a ponta, SSD forçado (telemedicina.app), com login e senha. Isso ocorre tanto do ponto de vista de precisão nos diagnósticos (câmeras são específicas para telemedicina e também com registro na Anvisa), como na proteção dos dados dos pacientes. A plataforma está em total conformidade com a LGPD e HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) - lei de portabilidade e responsabilidade de seguro saúde. Além de ter integração com a plataforma de prescrição digital da Memed.