faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Proposta prevê isenção de impostos sobre aparelhos médicos

Article-Proposta prevê isenção de impostos sobre aparelhos médicos

A isenção envolveria o imposto de importação e o imposto sobre produtos industrializados na compra de equipamentos de diagnóstico

Um Projeto de Lei apresentado à Câmara pelo deputado Josias Quintal (PMDB-RJ) prevê a isenção de impostos para equipamentos de diagnósticos caso seja comprovado a inexistência de produto similar no mercado nacional. A isenção envolve Imposto de Importação e o Imposto sobre Produtos Industrializados na compra de aparelhos de diagnóstico por varredura ultra-sônica (scanners), de ressonância magnética, cintilografia e tomografia computadorizada. O deputado elaborou seu projeto baseado no Decreto 4542/02, que aprova a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). Quintal acredita que, entre os avanços da medicina moderna, um dos mais notáveis foi o desenvolvimento de instrumentos e aparelhos que possibilitam a visualização de tecidos e órgãos internos, permitindo diagnósticos precoces de doenças.
Na opinião dele, para que se desenvolva no País essa medicina de ponta, não se pode esperar que importação dos equipamentos ocorra aleatoriamente ou que apenas alguns hospitais apliquem esses diagnósticos. O deputado ainda lembra que, de acordo com o artigo 196 da Constituição, é dever do Estado favorecer o melhor diagnóstico e tratamento médico, além de garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção da saúde.
O projeto tramita na Comissão de Seguridade Social e Família apensado ao PL 2604/96, do deputado Jovair Arantes (PSDB-GO), que institui incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares, inclusive ambulâncias. As propostas tramitam em caráter conclusivo e ainda serão analisadas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

TAG: Hospital