Até o final do ano, 14 novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) serão construídas em três estados (Bahia, Tocantins e Ceará) e no Distrito Federal, informa o Ministério da Saúde. Os serviços de emergência e urgência das novas unidades devem atender até 3 milhões de pessoas em dez cidades.
Dos estados beneficiados, a Bahia recebeu o maior número de unidades: sete. Desses, quatro funcionarão em Salvador. No DF serão construídas três, em áreas distantes de Brasília. Ceará e Tocantins terão duas unidades cada.
As Upas prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Os pacientes pacientes que chegam às Unidades de Pronto Atendimento são avaliados, pondendo ser liberados. Ou então permanecem em observação por até 24 horas ou são encaminhados para um hospital. De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde, a proposta é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer atendimento qualificado.
O investimento total nas obras e na compra de equipamentos será de R$ 28,6 milhões. Outros R$ 30,3 milhões serão reservados ao custeio anual do serviço, segundo o Ministério da Saúde.