faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde 2019: Quem sabe faz a hora

sr-domingos-sb

Nos últimos anos o setor da saúde segue enfrentando os desafios gerados pela instabilidade política e econômica.  Um cenário que acaba por restringir o poder de investimento de grande parte do mercado, especialmente nas instâncias públicas, para atender as imensas necessidades das instituições e da população que delas precisam.

Vivemos em um país de proporções continentais, e ainda que impere diferentes culturas e estruturas, temos uma Agência reguladora capaz de controlar e balizar processos básicos para serviços essenciais em logística hospitalar para o devido abastecimento de medicamentos e insumos médicos, mas ainda há muito a evoluir.

Ganhou até aqui, ainda que a duras penas, quem conseguiu gerir melhor a escassez e promover inteligência em infraestrutura em meio a problemas de caixa e de gestão pública. Quem soube fazer de situações críticas, oportunidades para mostrar sua essencialidade. Não são caminhos fáceis e que precisam ser caminhados com muita estratégia.

Não sei se serve de alento, mas conhecendo na prática estruturas de logística hospitalar de alguns países vizinhos da América Latina, vejo realidades bem semelhantes, de conhecimento, de manejo, de infraestrutura, de legislação, e penso que se em meio às nossas dificuldades financeiras ainda temos players que conseguem se destacar e até se tornar referencia, aqui e no exterior, o que não poderíamos fazer com uma economia mais estável, com melhores regras de negócio?

Temos um potencial enorme em mãos, um campo vasto de atendimento de frentes e pessoas e, por incrível pareça, não padecemos da falta de dinheiro, mas da falta de visão e gestão de excelência em muitas ilhas decisórias importantes. De gente que entenda para poder contratar e delegar esta gestão a quem sabe de fato fazer.

Por isso é preciso levar o conhecimento necessário para que todos os mecanismos deste imenso mercado da saúde entendam a relação de custo/investimento e beneficio de serviços de excelência em saúde. É preciso acreditar, independentemente de bandeiras políticas, que o Brasil possa avançar e fazer acontecer, aqui e agora.

Domingos Fonseca

Presidente UniHealth Logística Hospitalar

TAG: Colunas
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar