A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André (SP) inaugura hoje três espaços inovadores para atendimento da saúde pública. Todos dentro da filosofia de modernizar e humanizar o atendimento da rede pública, informa a assessoria de imprensa. Os novos Pronto Atendimento, Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps) e o Centro de Especialidades Cirúrgicas terão atendimento diferenciado, com o objetivo de dar maior qualidade aos serviços oferecidos. O novo posto de Pronto Atendimento (PA) da cidade será inaugurado às 18h (na Praça IV Centenário, 8), com início das atividades de atendimento ao público no sábado, dia 26. Além de ser o primeiro PA da região a ser desmembrado de um hospital municipal, esse novo espaço inova nos conceitos de atendimento e concepção física do local.
As dependências, totalmente equipadas, são mais amplas e arejadas, proporcionam mais conforto, com área verde com bancos no entorno, para tornar o local mais agradável ao cidadão e menos estressante. Todo o serviço será informatizado.
Com essa mudança, o Centro Hospitalar Municipal (CHM) também ganha em qualidade, pois, sem o intenso movimento do PA, terá desafogado seus corredores e recepção, o que irá melhorar e agilizar o atendimento dos casos de emergência (pronto-socorro), serviços de resgate, bem como internações e avaliações de urgências encaminhadas pelas unidades de saúde, serviços que permanecem no Centro Hospitalar Municipal.
Às 16h, é a vez da inauguração do Centro de Especialidades Cirúrgicas, que ficará junto ao Centro Hospitalar Municipal (CHM, na Avenida João Ramalho, 326) e vai centralizar todos os ambulatórios cirúrgicos da cidade, com a perspectiva de aumentar o número de consultas dessas especialidades bem como agilizar o ato cirúrgico e propiciar que a liberação da alta hospitalar ocorra mais rapidamente. Esse ambulatório será instalado em imóvel próximo ao Centro Hospitalar e atenderá às consultas ambulatoriais das especialidades cirúrgicas e todas as consultas de retorno após os procedimentos realizados no CHM.
Será aprimorado o fluxo de atendimento de modo que o médico que recebe o paciente na consulta ambulatorial seja o mesmo que indica e realiza a cirurgia, acompanha o paciente em sua internação, nas consultas de controle pós-operatório e até a alta definitiva do paciente.
A Secretaria de Saúde também entrega o novo Núcleo de Assistência Psicossocial II (NAPS II), que era o antigo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) reformado e ampliado. Situado na Praça Chile, 140, região do 2º Subdistrito de Santo André, que abrange uma população aproximada de 250 mil habitantes, o serviço atendia a 55 usuários em hospitalidade dia e a mais de 500 usuários em regime ambulatorial por mês e terá sua capacidade ampliada.
O Núcleo passará a funcionar em regime de 24 horas. Foram construídos espaços novos para receber três leitos masculinos e três femininos; criou-se também um refeitório, dois vestuários (masculino e feminino), novos banheiros adaptados, uma sala de jogos, sala de televisão, cozinha experimental e também dependências adequadas aos funcionários.
A reforma permitiu ainda tornar os espaços mais agradáveis, com decoração seguindo normas de visual voltado para a qualidade de ambiente de trabalho em saúde. Foram recuperados as quadras, a sala de alfabetização (do MOVA), a marcenaria e até o espaço de trabalhos corporais. Com essa readequação, será favorecida a convivência da comunidade nesse espaço público.
Para funcionar 24 horas, está sendo providenciada a contratação de recursos humanos e compra de materiais e equipamentos, que estarão disponíveis ainda no próximo semestre.