faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Smarkets viabilizou a compra de 6,3 milhões de itens contra a COVID-19 com desconto

covid

O início da pandemia teve um efeito colateral rápido e que ainda persiste em alguns segmentos, conforme a dinâmica do mercado – a insuficiência ou desaparecimento de alguns produtos necessários à prevenção ou combate à doença. De saída, foram coisas simples como álcool em gel e máscaras que tiveram estoques esgotados; depois, respiradores, medicamentos e outros insumos de UTI sumiram do mercado.

Ao identificar rapidamente essa série de dificuldades das empresas para adquirir itens contra a Covid19, a Smarkets disponibilizou seu pioneiro marketplace de procurement (compras) para solucionar o problema.

Em uma iniciativa pro bono, dezenas de companhias puderam utilizar o sistema da Smarkets sem pagar taxas para não só encontrar esses produtos como, ainda, comprá-los a um preço justo ou com desconto.

Como balanço da iniciativa, foram 6,3 milhões de itens - como os citados máscaras e álcool em gel, passando por luvas, aventais, oxímetros e até testes de Covid - transacionados com um desconto médio de 13%.

Unimed, Qualicorp, Unibes, JSL, AMBEV, Itaú e Heineken estão entre os compradores que encontraram produtos para suas operações ou mesmo doação. O volume de compras ficou em torno de R$55 milhões, e a economia superou R$8 milhões.

“Vimos preços dispararem ao mesmo tempo que alguns produtos desapareciam. Então pensamos nessa iniciativa como uma maneira de fazer com que EPIs, medicamentos e diversos produtos e serviços necessários ao combate à Covid19 estivessem disponíveis para empresas e instituições por condições justas”, revela Monica Granzo, CEO da Smarkets.

Ela complementa: “Abrimos mão de investimentos que colocaríamos em comunicação e marketing para implementar a ação com recursos próprios. Foi nossa maneira de ajudar ao entendermos a gravidade do problema”.