faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sodexo inova e lança o Protecta, programa exclusivo para combate a IRAS

Header_Banner_1.jpg

Em constante evolução, com mais de 20 anos de experiência em Saúde no mercado brasileiro e expertise mundial em higienização de ambientes hospitalares, a Sodexo lança o Protecta, programa criado com o objetivo de prevenir e combater as Infecções Relacionadas à assistência à Saúde (IRAS), mais conhecidas como “infecções hospitalares”. As IRAS, podem ser adquiridas durante procedimentos e internações em hospitais e impactam a qualidade dos serviços de saúde, principalmente no quesito segurança do paciente, visto que têm alto potencial de gerar morbidade e mortalidade.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 234 milhões de pacientes são operados, por ano, em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações.

Diante deste cenário, a Sodexo, por meio do Protecta, torna-se uma importante aliada dos hospitais comprometidos com a saúde e a segurança de pacientes, disponibilizando as mais recentes inovações em desinfecção, com equipes treinadas e altamente capacitadas que aplicam o programa estruturado em quatro pilares: Produtos, Equipamentos, Monitoramento e Tecnologia.

Em Produtos e Equipamentos, o programa conta com desinfetantes hospitalares biodegradáveis de última geração, que combinam limpeza e alto poder de desinfecção a comprovada ação bactericida, fungicida e virucida, de forma rápida e eficaz contra diversos microrganismos. Ainda como reforço, o Protecta utiliza equipamentos de raios ultravioleta de ondas curtas (UV-C), que eliminam bactérias e vírus não envelopados, alcançando lugares não visíveis aos olhos humanos, com forte cobertura e penetração nas superfícies.

Para assegurar a eficácia do processo de desinfecção, entra o Monitoramento do Protecta, que é dividido em três etapas: a primeira consiste em uma inspeção visual, com checklist específico e rigoroso de vários itens. Na segunda, é utilizado um marcador fluorescente pré-limpeza que destaca, em cada superfície, as áreas sujas. Após o processo de limpeza, estas superfícies são inspecionadas com luz negra, para verificar a eficácia na higienização. A terceira etapa consiste no monitoramento com Teste ATP, que mede a limpeza das superfícies, usando tecnologia para detectar eventual presença de matéria orgânica microbiana.Com relação à Tecnologia, toda a jornada do Protecta conta com a gestão do SoHealth Cleaning, ferramenta exclusiva da Sodexo, para gerenciar o processo de limpeza e monitorar os indicadores de processos, suportar as tomadas de decisão e impulsionar melhorias contínuas. “Nosso objetivo é ser um parceiro estratégico dos hospitais no enfrentamento de IRAS”, explica Felipe Clemente, CEO do Segmento Saúde da Sodexo On-site Brasil. “O treinamento e a capacitação dos nossos times foram desenvolvidos por especialistas em controle e prevenção de infecção e cobre temas como Higiene das Mãos, Precauções e Isolamento, Uso adequado de EPIs e Técnicas do Processo de Higienização. O objetivo é trabalhar a conscientização e visão crítica do colaborador de limpeza, educando-o sobre o seu papel fundamental para a redução das IRAS e a segurança dos pacientes”, detalha Clemente.

Protecta by Sodexo no mundo

A iniciativa já foi implementada pela Sodexo em diversos países, como França e Estados Unidos, sempre valorizando a troca de conhecimentos e valendo-se da expertise global da Sodexo. Nos EUA, por exemplo, constatou-se que cada paciente atingido por uma infecção hospitalar fica, em média, nove dias a mais internado, o que gera um custo adicional de aproximadamente 40 bilhões de dólares, a cada ano, para o sistema de saúde. Na região, o Protecta by Sodexo foi implantado em 31 unidades hospitalares e avaliado em 12. Ao longo de um ano, verificou-se uma redução de 53% na incidência das infecções especificas (Clostridioides difficile), chegando a 70% em MRSA (Staphyloccus aureus resistente à meticilina).

“A evolução tecnológica é fundamental em diversos aspectos e setores da sociedade, em especial quando tratamos de vidas humanas. Por isso, nossos serviços também evoluíram com o objetivo de salvar mais vidas.”, destaca Clemente.

Focar nas necessidades do paciente e no cuidado com as pessoas é uma constante nos hospitais e na Sodexo e reduzir a incidência de infecções é a melhor forma de tangibilizar esse propósito, além de ser uma necessidade imediata do setor. “A Sodexo, com sua experiência e proposta inovadora do Protecta, está preparada para contribuir e atender a esta necessidade, ajudando a reduzir o risco de contaminações”, completa.

Segundo Felipe, a redução nos índices de infecção hospitalar a partir da abordagem do Protecta já é comprovada por meio da consolidação internacional desses protocolos. “Estamos trazendo para o Brasil tecnologia, treinamentos e estudos que notadamente reduzem os índices de IRAS e tornam os ambientes hospitalares mais seguros, ampliando a sua capacidade de cuidar das pessoas e salvar vidas”, finaliza o executivo.

 

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com 54 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar das pessoas e a eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória da Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management), responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar