O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira apresentou um projeto que visa coordenar e integrar uma rede composta por 20 grupos que atuam em pesquisa básica de câncer. O projeto inclui a implantação, neste ano, de um Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular no prédio do hospital. O investimento previsto é de R$ 12 milhões.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
Na nova unidade, que irá funcionar como um laboratório com plataformas multiusuáruios, será possível otimizar recursos, sistematizar a coleta, realizar o processamento de amostras e testes e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas diversas frentes de pesquisa.
Segundo o coordenador do centro, Roger Chammas, o Instituto do Câncer disponibilizará, em seu novo centro, equipamentos e serviços comuns a todos os grupos de pesquisa, num total de 40 pesquisadores e 130 alunos de pós-graduação, incluindo microscópios a laser, sequenciadores de DNA, separadores de células e ambientes para cultivo de células e produção de DNA e vírus recombinantes. Haverá, ainda, a implantação de um banco de amostras biológicas, com fragmentos de tumores congelados, amostras de sangue, RNA, DNA e proteínas coletadas dos pacientes.