faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sírio-Libanês inaugura Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical

Projeto deverá receber investimentos de R$ 7 milhões nos próximos dois anos. A capacidade do banco do HSL é para cerca de 10 mil bolsas

O Hospital Sírio-Libanês criou, em parceria com o Amparo Maternal de São Paulo, o Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical. O projeto deverá receber investimentos de R$ 7 milhões nos próximos dois anos e oferecer, na mesma média de tempo, 3,7 mil unidades. A capacidade do banco do HSL é para cerca de 10 mil bolsas.

"O nosso centro de coleta é no Amparo Maternal, essas unidades são coletas lá e aí elas serão refrigeradas. A partir disso, o material coletado é trazido para o hospital, onde funciona o laboratório de processamento e a congelação. A partir daí as unidades serão preparadas para ir para o tanque de nitrogênio, onde ele vai ser mantido a disposição da rede nacional", explica a diretora médica do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical, Poliana Patah.

Além de fazer parte do BrasilCord, rede nacional de bancos públicos coordenado pelo Inca e subordinada ao Ministério da Saúde, o banco do Sírio-Libanês também terá investimentos em pesquisa para desenvolvimento de melhores técnicas de coleta e armazenamento e também transplantes, junto ao Serviço de Hematologia e Tranplante de Medula Óssea do hospital e do Instituto de Ensino e Pesquisa da instituição.

No Brasil já foram realizados 400 transplantes por sangue de cordão e, segundo o médico da equipe de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea, Celso Arrai, isso faz com que o País seja o quinto no mundo com a maior quantidade desse tipo de transplante. "A ideia é que em breve o banco do HSL possa ser utilizado internacionalmente a partir do momento em que tiver autorização para esse uso. Inclusive o banco já esta correndo atrás de todas as exigências para que isso aconteça."

Atualmente cerca de 13 instituições realizam o transplante por sangue de cordão no Brasil, sendo seis públicos em funcionamento. "A expectativa é que mais seis sejam inaugurados ainda este ano", ressalta Arrais

O investimento anunciado será feito 100% pela filantropia do HSL. De acordo com a gerente de filantropia do hospital, Ana Paula Pinho, a parceria descreve que o Amparo ofereça apoio no acesso dos profissionais do hospital a maternidade, disponibilizando seu pessoal e assim sucessivamente.

Acesse o webcast e saiba mais!

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

TAG: Hospital