faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sírio-Libanês reduz glosas em 30% com Lean

Article-Sírio-Libanês reduz glosas em 30% com Lean

Metodologia implantada há cerca de um ano pela consultoria Everis ajudou instituição no relacionamento com operadoras de saúde; tempo para recebimento do convênio caiu 25%

Há dois anos, o superintendente comercial e de marketing André Osmo e o CFO Carlos Marsal, ambos do Hospital Sírio-Libanês, sentiram a necessidade de rever os processos da cadeia de faturamento de contas e recebimento dos cerca de 50 planos de saúde atendidos pela instituição. Na revisão também entraram as contas geradas por pacientes particulares - que são cerca de 20% do faturamento do hospital.
A ideia dos executivos era reduzir a glosa e o tempo de recebimento das cobranças e melhorar a ponte com as auditorias. Depois de avaliar algumas consultorias do mercado, a escolhida foi a Everis, consultoria espanhola que atua há cerca de um ano e meio no setor de saúde brasileiro. Os executivos André Osmo e o sócio da área de saúde da Everis no Brasil, Vicente Olmos conversaram com o Saúde Web durante o Saúde Business Forum 2013.
O projeto da consultoria identificou o fluxo do trabalho e os indicadores de eficiência, qualidade do processo e o potencial de melhorias. Com o diagnóstico dos gargalos em mãos, a consultoria começou a sugerir melhorias e aplicar a metodologia Lean, que enxuga os processos reduzindo os custos.
Tal mapeamento envolve a conta do paciente desde a entrada no hospital (seja de operadora ou particular), até o repasse para a operadora e o recebimento pelo hospital. Ou seja, a partir deste momento, todos os processos que envolvem determinado paciente (procedimentos, remédios, internações) e que resultará na sua conta de cobrança, são rastreados e colocados na sua conta hospitalar.
Implantação
Na implantação deste sistema foram necessárias 20 pessoas do Sírio-Libanês e quatro consultores da Everis. ?A ideia do Lean é não documente, faça?, explica o executivo da Everis. Ele afirma que com o lema, os processos são absorvidos rapidamente pelos profissionais, o que acaba por resultar em melhoria contínua.
Para a Everis, o projeto ajudou a conhecer todo o hospital e ajudou a ter uma visão de integrar o hospital e a implementação das ferramentas não atrapalharam o processo assistencial ?, garante Olmos. O Sírio-Libanês já contava com a metodologia Lean- que tem sido implantada por vários hospitais no País, na área de diagnóstico por imagem, mas segundo Osmo, há ineditismo na implantação das contas hospitalares, o que gerou grandes melhorias.
Os resultados, que começaram a ser apurados desde o começo da implantação são: a redução de 30% nas glosas e 25% na redução de tempo para o recebimento do convênio. ?As reclamações dos pacientes particulares também reduziram, pois afinal, isso nada mais é ?que a glosa do paciente? ?.
Osmo também ressalta a importância do projeto para o relacionamento com as próprias operadoras. No sistema de saúde onde impera o ?custo da desconfiança?, que é composto entre outros itens pelas enormes equipes de auditorias tanto nas operadoras quanto nos hospitais, onde cada lado investe nestes departamentos para não ter prejuízos com contas não faturadas ou cobradas erroneamente. ?Houve uma integração da equipe comercial com a financeira [dentro do próprio hospital] e melhorou o relacionamento com as operadoras?.
Além disso, o superintendente aponta uma mudança de cultura dentro do próprio hospital.
? Gerou uma cultura de melhoria contínua de processos onde as pessoas trabalham em conjunto?. Hoje, com a metodologia rodando na instituição, algumas coisas são feitas pelos próprios funcionários de maneira autônoma.
Frutos
Como principais frutos do projeto, além dos resultados já citados acima, está a manutenção e a busca por aprimorar os processos. Foram mapeadas 138 iniciativas de melhorias que estão agrupadas em 16 projetos presentes no planejamento do Hospital Sírio-Libanês. No momento três deles estão em operação pela equipe do hospital e a quarto, mais complexo, está sendo feito com a ajuda da Everis, pois se trata da revisão total do sistema de lançamento das contas hospitalares.