faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Startup Fácil Consulta registra crescimento

Fácil Consulta.jpg

startup da área da saúde Fácil Consulta encerrou 2020 com números crescentes: o último trimestre do ano apresentou crescimento de 15% por semana para a empresa, reflexo do aumento na marcação de consultas presenciais e por telemedicina. Os números foram impulsionados pela retomada da economia e atividades devido à pandemia e pelo crescimento nos atendimentos psicológicos e psiquiátricos, que registraram aumento de 20% ao mês no segundo semestre. Recentemente, uma pesquisa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) já apontava o alto impacto negativo da pandemia no estresse e na qualidade do sono.
 
“Em abril, com a forte onda do COVID-19, percebemos uma grande adesão pela teleconsulta, onde as especialidades mais buscadas sempre foram psicologia e psiquiatria. Com a maior flexibilização, a partir de setembro, vimos um grande aumento de procura para consultas presenciais. Acreditamos que, se for necessário uma nova parada, não sofreremos o mesmo impacto que tivemos em abril, quando o número de agendamentos caiu pela metade. Agora, os pacientes e médicos já estão mais orientados a respeito das teleconsultas e adequados às medidas de prevenção para uma consulta presencial”, avalia Patrick Goulart, CMO da Fácil Consulta.
 
O intenso trabalho da startup em 2020 traz reconhecimentos no mercado de healthtechs. Recentemente, a empresa foi citada entre as cinco startups da área da saúde que prometem fazer a diferença em 2021, em uma pesquisa feita pelo Sebrae-RS e o Instituto Caldeira. Ainda, em 2020, a Fácil Consulta também foi citada no relatório “Distrito Healthtech Report Brasil 2020” como uma das 20 plataformas mais acessadas entre startups de saúde no Brasil, com mais de 200.00 acessos por mês. Também foi no ano passado que a Fácil Consulta expandiu para os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, além do Rio Grande do Sul.
 
Pesquisas apontam aumento de estresse na pandemia
 
Pesquisas nacionais e regionais confirmam os números da Fácil Consulta sobre o aumento da busca das pessoas por profissionais que atuam com saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre abril e maio de 2020, com 17 mil pessoas, trouxe um resultado alarmante: 86,5% dos entrevistados estavam enquadrados em algum tipo de ansiedade patológica.
 
No Rio Grande do Sul, uma pesquisa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) identificou que mais de 60% dos entrevistados apresentaram sentimentos negativos e 68,4% apresentaram modificação na rotina de sono. A maioria da amostra realizou alguma atividade para minimizar o estresse durante a pandemia (96,1%), sendo a mais utilizada assistir filmes e séries (75,1%). Os resultados de estresse foram considerados altos (24% da amostra estavam com alto nível de estresse) se comparados com estudos elaborados durante o mesmo período em outros países. Os dados são do trabalho de conclusão de curso “Impacto da Covid-19: Estresse e estratégias de coping no período da pandemia”, da acadêmica do curso de Psicologia, Vanessa Von Ahnt, sob orientação da professora Vera Figueiredo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar