faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Testes que medem o risco de quedas e lesões por sensor de movimento são as novas apostas do Alta Diagnósticos

Alta Diagnósticos Jardins-min.png

O Alta Diagnósticos, em parceria com a TechBalance, apresenta dois exames para pessoas com pré-disposição a quedas e lesões. Com um celular preso ao corpo, o indivíduo realiza uma sequência de movimentos que são captados por inteligência artificial e traduzidos em informações capazes de gerar um índice de risco que vai de baixo a altíssimo.

De idosos a atletas, o exame revela com detalhes o nível de fragilidade do indivíduo e sua predisposição a fraturas, quedas e lesões a partir de riscos clínicos e dados comportamentais que darão suporte à conduta médica para uma orientação clínica 100% personalizada.

Idosos: prevenção de quedas é fundamental para a qualidade de vida nesta faixa etária

Segundo dados da Universidade de São Paulo (USP) 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. No entanto, neste período de pandemia e isolamento social, o número chegou a 30%. Também cresceram 30% os casos de acidentes domésticos, a maioria relacionada a tarefas em casa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nas atividades cotidianas, evite usar chinelos de dedos e, de preferência, evite o uso de tapetes. Atenção com brinquedos pelo chão, não suba em cadeiras e bancos e, se possível, mantenha a casa bem iluminada. Também é importante redobrar os cuidados ao realizar atividades domésticas neta faixa etária”, reforça Abdalla Skaf, diretor médico do Alta.

O TechOne é um teste que indica o risco de queda e tem como proposta o suporte ao tratamento e a educação do paciente, sendo indicado principalmente para pessoas acima dos sessenta anos.

Atletas e praticantes de atividade física: o risco das lesões

A prática de exercícios físicos em casa também colaborou com o aumento de lesões dado que muitas pessoas deixaram de usar as academias e aderiram às aulas online por conta da pandemia e do confinamento.

“Em casa é onde nos sentimos mais seguros e é nessa hora que podemos colocar nossa vida ou de nossos familiares em risco. Ao praticar esportes, respeite os limites do seu corpo e não use cargas acima do que está acostumado” orienta Abdalla.  

O TechSports é um exame indicado para indivíduos que querem saber seu risco de lesão, desempenho motor e performance física. O teste avalia o equilíbrio postural, fatores de riscos clínicos e socioemocionais. É recomendado tanto para atletas como para pessoas que estão iniciando a prática de atividade física, algumas vezes até como apoio a um tratamento de reabilitação.

“Por meio da ciência queremos causar um impacto na qualidade de vida das pessoas e evitar as consequências e transtornos que as quedas e lesões acarretam. Além de um apoio ao médico, nossa intenção é que cada paciente possa se engajar em seu autocuidado”, ressalta Fabiana Almeida, CEO da TechBalance.

Os exames estão disponíveis inicialmente em todas as unidades do Alta da cidade de São Paulo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar