faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unimed Juiz de Fora conquista ONA nível 2

Hospital Unimed Juiz de Fora conquista ONA nível 2 e é um dos primeiros do país acreditado pelo novo manual da organização

Em apenas três anos de atividades, o Hospital Unimed Juiz de Fora Dr. Hugo Borges conquistou a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2 e com o mérito de ser um dos primeiros, em todo o país, a ser avaliado a partir do novo manual da ONA, com regras ainda mais rigorosas. A ONA é uma credencial exclusiva para equipamentos de saúde e, no Nível 2, atesta padrões de qualidade e segurança e a gestão integrada por processos.

“O nosso Hospital Unimed Juiz de Fora Dr. Hugo Borges foi concebido com a proposta de ter o paciente no centro do cuidado e, desde o seu início, vem se destacando pelo atendimento acolhedor e pela segurança que oferecemos ao paciente. Há anos na cooperativa, nós temos trabalhado a cultura da atenção integral, da inovação e a importância de mapear e entender bem todos os processos. Estamos orgulhosos”, conta a Diretora de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora, a médica Nathércia Abrão.

“Foram surpreendentes o amadurecimento e o engajamento da nossa equipe durante o processo de acreditação. Nunca fizemos apenas pela certificação, mas por convicção e determinados a oferecer o melhor cuidado. Por isso, deu tão certo”, destaca a diretora.

A conquista da acreditação, no Nível 2 e pelo novo manual da ONA, comprova a busca por melhoria contínua e a adoção de práticas de gestão e assistenciais para assegurar total cuidado ao paciente. Segundo Nathércia Abrão, um dos melhores desafios foi a interação, a implementação da cultura de cooperação, a mobilização de todas as equipes para conversarem entre si e trabalharem por processos. São mais de 600 funcionários de todas as áreas assistenciais e de suporte envolvidos. “Foi emocionante ver os times integrados, um torcendo pelo sucesso do outro. Este é o nosso Jeito de Cuidar”, conta.           

A gestão por processos foi um compromisso assumido e honrado pelas áreas e validado pela Organização Nacional de Acreditação. O comprometimento de todos ainda quando o hospital não havia aberto as suas portas e a atuação conjunta, sincronizada entre as áreas de Assistência e de Tecnologia da Informação, foram fundamentais para a obtenção deste resultado. Outro diferencial foi o envolvimento dos médicos.

“O hospital é como o nosso organismo. Tudo deve fluir perfeitamente para o corpo funcionar bem. Se o médico prescreve os cuidados do paciente (medicamento, horário, exames a serem feitos, alimentação e todas as outras necessidades), a farmácia, o laboratório, o Centro de Diagnóstico por Imagem e todas as áreas precisam estar alinhadas e aí está o mérito dos nossos processos bem feitos. Um setor em sinergia com o outro para atender o paciente”, pontua, com entusiasmo.   

A conquista da certificação ONA Nível 2 confirma a assistência humanizada especial prestada pelo Hospital Unimed e coroa o trabalho desenvolvido desde o início do processo. Em três anos, o Hospital já realizou 85 mil internações, 11 mil cirurgias, conquistou médicos, pacientes de Juiz de Fora, região e outros estados e, agora, a ONA II. É o reconhecimento nacional do mérito de profissionais que compreenderam e assumiram para si o propósito único de consolidar o Hospital Unimed Dr. Hugo Borges como o mais moderno, seguro e acolhedor”, conclui Nathércia Abrão.

A ONA - Além de referência nacional, os padrões ONA de qualidade e segurança em saúde são reconhecidos também no exterior. A ONA integra a International Society for Quality in Health Care (ISQua), junto com outras instituições que promovem a qualidade da saúde nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, entre outros países.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar