faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Uso da prescrição médica digital cresce 1.230% durante pandemia

Sick Patient Visiting Doctor In Health Care Center Or Emergency
Sick patient visiting doctor in health care center or emergency room. Woman in appointment and meeting with physician or nurse. Specialist writing prescription to clipboard or notes to medical record.

Portal Receita Médica viabiliza a assinatura digital gratuita de receituários, atestados, laudos, entre outros documentos

Entre os meses de abril, quando foi lançada, e julho, a plataforma de utilidade pública criada pela Certisign para a assinatura digital de receituários médicos apresentou crescimento de 1.230% em sua utilização. O movimento referente aos primeiros sete dias de agosto foi maior em 227,7% em relação ao acumulado na sua primeira semana de funcionamento, de 23 a 30 de abril. A cada mês, o uso da ferramenta vem apresentando expansão.

Durante a pandemia da Covid-19, o Portal Receita Médica da Certisign, especialista em soluções digitais, pode ser usado por todos os profissionais de saúde gratuitamente e de maneira ilimitada, lembra Bruno Portnoi, diretor de Marketing e Vendas. Ele explica que o sistema foi criado para auxiliar os médicos na prática da Telemedicina, aprovada pelo Ministério da Saúde, como alternativa para consultas a distância, destinadas a prover assistência sem riscos de contágio pelo novo coronavírus.O Portal possibilita a prescrição de receitas médicas e atestados em conformidade com a legislação vigente. "Para utilizar gratuitamente o serviço, o médico precisa apenas acessar a plataforma, submeter o documento ou elaborá-lo no ato, assinar usando o seu Certificado Digital e enviar ao paciente".

De acordo com a Lei nº 13.989/2020, que legaliza a prática do atendimento a distância, o médico deverá, impreterivelmente, assinar receitas e atestados por meio do Certificado Digital ICP-Brasil, único documento capaz de garantir autenticidade e validade jurídica no meio virtual. A simples utilização de uma receita digitalizada, sem o uso de Certificado Digital, não confere tal garantia e inviabiliza a compra nas farmácias de medicamentos controlados.

"O uso do Certificado Digital na medicina não algo é novo. Muitos hospitais, laboratórios e clínicas já o utilizam para assinar o Prontuário Eletrônico do Paciente, pedidos de exames, cirurgias, medicação e outros procedimentos, justamente pela autenticidade que ele confere aos documentos. Este contexto, somado à utilização desta ferramenta na Telemedicina, nos faz ver esta crescente digitalização da área da saúde. Além disso, apesar de o Portal Receita Médica ter surgido para dar suporte à Telemedicina, ele pode ser usada normalmente no atendimento presencial, o que ajuda a diminuir o gasto de papel e evita problemas de interpretação da grafia do profissional", acrescenta o executivo.

Apresentação da receita na farmácia

Depois que o médico assina a receita na plataforma de assinatura, o documento pode ser enviado diretamente ao e-mail do paciente ou ainda o profissional de saúde pode salvar o arquivo e enviá-lo por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

O paciente, por sua vez, ao receber a receita, deve apresentá-la na farmácia de sua preferência, por meio de um dispositivo eletrônico (smartphone ou tablet). O estabelecimento, no caso, irá encarregar-se de fazer a impressão dos documentos, se necessário.