faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Vá à farmácia e seja atendido por um simpático robô assistente

robo-farmacia

Após investimentos em tecnologias robóticas de gestão e dispensação de medicamentos, o varejo farmacêutico brasileiro se prepara agora para a chegada dos robôs de atendimento às lojas

Já imaginou entrar em uma farmácia e ser atendido por um robô? Se a resposta é não, está na hora de se preparar para uma nova realidade cada vez mais próxima da drogaria da esquina e que deve revolucionar o varejo farmacêutico. Há anos investindo em robôs para armazenamento, gerenciamento e dispensação de medicamentos, drogarias em todo o mundo miram agora no ‘next level’: a chegada dos robôs assistentes aos corredores das lojas.

Dotados de Inteligência Artificial, esses pequenos autômatos – a maioria com quase ou pouco mais de um metro de altura – imitam as feições e o corpo humano, expressam emoções, fazem reconhecimento facial e são especialmente projetados e customizados para recepcionar e orientar os clientes, conduzindo-os ao balcão de medicamentos ou prestando informações, mostrando produtos, fazendo comparações de preços e guiando-os para onde estão os itens liberados para venda. Os robôs podem ainda informar ao cliente se há estoque disponível e até mesmo tirar pedidos.

No Brasil, a empresa responsável pelas aplicações de IA que ‘dão vida’ aos robôs de atendimento é a paulista XRobô.

Fundada há pouco mais de dois anos pelo empreendedor André Araújo, que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de Automação e Robótica, a XRobô atua tanto na criação de aplicações customizadas quanto no fornecimento de vários modelos de robôs humanoides assistentes para farmácias.

“Os robôs de atendimento realizam com eficácia tarefas que ajudam a diminuir o tempo de espera e facilitar as vendas”, diz André Araújo. “Eles representam o que há de mais inovador em tecnologias robóticas para varejo. Além disso, são simpáticos e ágeis, geram empatia e despertam a curiosidade do público, proporcionando aos clientes uma excelente e inesquecível experiência de consumo dentro da loja”.

Para saber mais sobre Alessa - a simpática robô para farmácias da XRobô - e a aplicação customizada de IA por trás da humanoide, acesse o site.