faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você conhece o programa Farmácia Mais Perto?

Para garantir que a população tenha acesso a medicamentos, o programa Farmácia Mais Perto é o primeiro serviço de farmácia móvel no Brasil.

Com o objetivo de garantir que a população tenha acesso a medicamentos, o programa Farmácia Mais Perto é o primeiro serviço de farmácia móvel no Brasil. O programa municipal é uma iniciativa da prefeitura de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

A farmácia pública foi lançada em abril deste ano e dá acesso a medicamentos da lista básica, além de servir como base de dados para observar as necessidades do sistema de saúde como um todo.  Os mesmos remédios que se encontram nas drogarias do município estão disponíveis no Farmácia Mais Perto.

O programa é voltado para a população que mora distante de farmácias, Centros de Assistência Integral à Saúde, ou Estratégias Saúde da Família. O serviço de acesso a medicamentos funciona de segunda a quinta-feira, atendendo a dois bairros diariamente.

O veículo é financiado e adaptado para receber a farmácia com verbas da prefeitura. A manutenção dele é realizada nas sextas-feiras, para que a população volte a ser atendida no começo da semana.

“Este é um momento de felicidade pela inauguração do Programa Farmácia Mais Perto, que levará medicamentos para a população que não tem acesso. São ações assim que ficam e permanecem. Agradeço a toda a equipe que se empenhou para concretizar o programa”, disse o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, no anúncio do programa, em abril.

No programa Farmácia Mais Perto, um farmacêutico acompanha o serviço para orientar, tirar dúvidas da população e auxiliar a reduzir o uso incorreto dos fármacos para que a população tenha acesso a medicamentos com segurança.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o programa terá um calendário fixo, na qual a cada 30 dias a unidade móvel reinicia o cronograma. ''Como a receita tem validade para 30 dias, o morador não fica sem o remédio. Todos os passo-fundenses poderão participar do programa, desde que tenham prescrição do medicamento”, completou.

Em julho deste ano, o serviço de acesso a medicamentos já tinha atendido 2 mil pessoas, com a média de 49 pessoas atendidas diariamente. Segundo a Secretaria de Saúde, os remédios mais procurados são os anti-hipertensivos, antidepressivos e ansiolíticos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar