faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 Indicadores de qualidade que sua instituição deveria acompanhar

indicadores-qualidade-acompanhar

Mesmo sendo a excelência o objetivo final e os métodos as melhores práticas, são os indicadores que sinalizam se o caminho traçado para um projeto de gestão está correto ou não. Eles funcionam como fotografias e ajudam a entender como está o projeto em um determinado momento, assim como reconhecer tendências.

Os indicadores nascem de dados consolidados que de modo consistente, objetivo e crítico resultam em ações e mudanças de comportamento na organização. O avanço da tecnologia e a facilidade de processar números rapidamente abriram caminho para esse monitoramento em tempo real, no entanto, esses indicadores devem ser gerados de modo que gerentes, gestores e os que atuam no controle das organizações consigam interpretá-los.

Tabelas e gráficos devem possuir títulos e informações claras a todos, não apenas para quem os fez. Além disso, as indicações dos eixos dos gráficos não devem deixar dúvidas, assim como eventuais limitações de valores e indicadores devem ser explicadas. Ou seja, indicadores devem servir para a melhoria contínua dos processos, e não o contrário.

Como foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas, para que eles possam atender aos objetivos da empresa, alguns pontos devem estar no seu radar:

Riscos

Contribuem para o equilíbrio de custos e riscos. A partir do monitoramento é possível mapear todos os riscos da instituição, sejam operacionais ou financeiros. Também podem atuar na criação de métricas de impacto e de probabilidade, conforme as necessidades da organização.

Ocorrências

Esse indicador pode colaborar para a melhoria contínua de todos os processos da instituição. Além de ser capaz de identificar ações não registradas e oportunidades de melhoria, esse indicador possibilita a análise e o tratamento da causa raiz das ocorrências. Ou seja, essa análise permite à instituição se antecipar aos prováveis eventos adversos e agir na prevenção deles.

Projetos

Com ferramentas de controle e análise, esses indicadores simplificam o gerenciamento de múltiplos projetos, vinculando-os ao plano estratégico da organização. Eles ajudam a entender de maneira mais rápida como está o projeto e como ele irá evoluir, assim como a antever crises e minimizá-las.

Desempenho

Ajudam a medir a satisfação do cliente e dos profissionais de saúde. Nenhum projeto caminha pelo rumo certo se esse indicador traz informações negativas, especialmente em uma instituição de saúde. Além de medir, ele adequa o atendimento aos objetivos de qualidade traçados pela instituição e podem mensurar tanto os processos de cuidado ao paciente como o seus resultados.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar