faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a gestão integrada entrega produtividade

Aumento da produtividade através da gestão integrada
Flickr - Eugen Stoll

Nunca se falou tanto em aumento da produtividade, ainda mais no Brasil, como hoje em dia. Se você trabalha em uma instituição de saúde, sistemas de gestão integrados podem ser seus aliados na busca desse objetivo.

Com eles, é possível eliminar processos manuais diminuindo o tempo de execução das tarefas, padronizar os processos operacionais e melhorar o fluxo da informação, aumentando a qualidade e a produtividade.

Em um primeiro momento, a gestão integrada promove a interligação de todos os departamentos e combate um dos maiores entraves à produtividade de uma empresa, que é a falta de colaboração entre os times.

Processos de interdependência entre times faz com que o cumprimento das atividades esteja condicionado à inserção de dados que não dependem de uma única área para serem liberados. Todos passam a fazer parte de um ciclo pré-estabelecido e organizado, e assim entendem o valor de suas tarefas para o total da operação.

Obter aumento de produtividade e eficiência organizacional depende necessariamente de colaboradores preparados para assumir desafios cada vez maiores. Assim, é preciso investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas para aumentar a performance de suas equipes, principalmente de seus gestores.

Quando uma empresa não trabalha com um sistema integrado e possui vários sistemas paralelos, muitas vezes um para cada departamento, ela provavelmente enfrenta o desafio da falta de interoperabilidade entre eles.

As chances de acontecer erros de digitação, de interpretação e de processamento são enormes. Um só sistema para todas as áreas da empresa não só colabora para toda a operação caminhar rumo a um mesmo objetivo, como faz com que o negócio se torne mais eficiente, inclusive do ponto de vista estratégico, já que a entrada dos dados passa a ser padronizada e parametrizada conforme as necessidades do gestor. Isso reduz significativamente o número de erros e, consequentemente, a quantidade de retrabalhos.

É muito comum a improdutividade das empresas estar atrelada ao desencontro de informações, gastos excessivos, falta de visualização dos custos e gestão deficiente. Melhorar o nível de maturidade da gestão com sistemas integrados ajuda a vencer o desafio de alavancar o crescimento, combinando um aumento de desempenho e a uma redução de custos, sem perder a competitividade.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar