faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dia do Farmacêutico: profissão avança na logística hospitalar

remedio
O farmacêutico desempenha papel estratégico em instituições de diversos portes e níveis

Em março de 2016, o Conselho de Práticas Farmacêuticas adotou a seguinte definição: Um farmacêutico é um profissional graduado cientificamente em saúde, que é um perito em todos os aspectos do fornecimento e uso de medicamentos. Ele garante o acesso a medicamentos seguros, rentáveis e de qualidade e ao seu uso responsável por pacientes individuais e sistemas de saúde. Diante desta definição, podemos dizer que a especialidade é capaz de assumir diversas atividades, das quais destaco uma em que ela tem ganhado destaque nos últimos anos, a logística hospitalar. 

Neste segmento, o farmacêutico tem desempenhado papel estratégico em instituições de diversos portes e níveis, como hospitais, centros de armazenamento e distribuição de secretarias de saúde de municípios e Estados, entre outros.

Seus conhecimentos técnicos a respeito dos medicamentos e das legislações vigentes são essenciais no apoio de gestores para o atendimento correto das normas e regulamentações do setor, e que somam nos processos de compras e atendimento de demandas customizadas de remédios e insumos para um uso mais assertivo, seguro e sustentável.

É, sem dúvida, uma profissão que compreende o atendimento de uma ampla cadeia de profissionais e exige grande conhecimento, responsabilidade, espírito de equipe e de doação. Por isso, aos farmacêuticos, meu reconhecimento.

Domingos Fonseca, presidente da UniHealth Logística Hospitalar

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar