faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inovações em cirurgias lombares favorecem a rápida recuperação

Inovações em cirurgias lombares favorecem a rápida recuperação (1).jpg
A Prótese de Disco 3ª geração M6 e o Implante Interlaminar IntraSPINE são inovações médicas que favorecem uma rápida recuperação dos pacientes e mais segurança para os médicos

Anualmente, cerca de 65% da população sofre com dor lombar, enquanto 84% terá problemas com lombalgia no decorrer da vida, conforme dados publicados no Brazilian Journal of Development (BJD).

Muitos dos problemas de dor lombar estão ligados à má postura, inclusive no trabalho, forma inadequada de pegar pesos, hereditariedade e, também, estados emocionais, como afirmou o neurocirurgião especializado em cirurgia minimente invasiva na coluna, Dr. Lucas Vasconcellos, que garantiu ser um fator de necessidade cirúrgica.

“O estado emocional está entre as cinco principais causas de dor lombar. Os estudos confirmam que o stress promove descarga de adrenalina com contrações musculares gerando maior tensão na coluna, além de aumentar a insatisfação pessoal com amplificação dos problemas”.

Inovações médicas em benefício dos pacientes

O Dr. Lucas Vasconcellos, é referência internacional em coluna vertebral, neurocirurgia para prótese de disco e pioneiro em duas técnicas inovadoras da medicina no Brasil: a Prótese de Disco 3ª geração M6 e o Implante Interlaminar IntraSPINE, ambas trazidas por ele em 2018 e 2017, respectivamente.

A Prótese de Disco 3ª geração M6, que possui design flexível, permite uma amplitude total de movimento após a cirurgia, que é rápida. “O tempo médio de cirurgia é de duas horas, deambulando no mesmo dia”, confirma o Dr. Lucas.

Com mais de 500 implantes aplicados deste tipo nos últimos quatro anos, o neurocirurgião ressalta o curto tempo de recuperação, inclusive para voltar ao trabalho. “Em 15 dias o paciente já pode voltar a sua rotina normal de trabalho, sendo que em 90 dias ele já pode ter um alto desempenho, sem nenhum problema, especialmente para jovens e atletas”.

Além do curto tempo de cirurgia e recuperação, Vasconcellos mostra que os benefícios desta técnica são na qualidade de vida dos pacientes, e na maior segurança com menor possibilidades de erros, para os médicos.

“Os pacientes mantêm a mobilidade, permitindo o retorno completo às atividades sem restrições e sem dores. Já para os médicos, a estrutura da prótese facilita o implante e reduz os riscos de soltura existentes nos modelos antigos”, declara o Dr. Lucas.

Já o Implante Interlaminar IntraSPINE é o primeiro e atualmente único implante interlaminar existente no mundo. Trazido ao Brasil em 2017 pelo Dr. Lucas Vasconcellos, o procedimento é indicado para pacientes de todas as idades com hérnia de disco, dores lombares, canal estreito medular e obstruções de forames intervertebrais.

Com uma posição interlaminar única, este implante permite que o paciente mantenha todo o movimento e equilíbrio. “É um implante em silicone sem as complicações do titânio que pode ser aplicado de forma minimamente invasiva, reduzindo em 40% as tão temidas respirações, muito comuns nas cirurgias da coluna antigamente”, comenta o Dr. Lucas.

Já neste procedimento, que o Dr. Lucas Vasconcelllos realizou mais de 600 vezes em cinco anos, o processo cirúrgico é ainda mais rápido, com tempo médio de uma hora, e o paciente sai andando no mesmo dia podendo retornar às suas atividades de forma completa em um mês.

O Dr. Lucas explicou o motivo de ter trazido tais procedimentos para o Brasil, em especial a Prótese de Disco 3ª geração M6. “As tecnologias na medicina são importantes para os médicos por trazerem mais segurança e oferecem mais qualidade de vida aos pacientes. Estas tecnologias solucionam todas minhas queixas se comparadas aos modelos antigos, já que acompanhei, nos últimos 10 anos, todas as gerações desenvolvidas”, finaliza.

Dr. Lucas Vasconcellos

Médico referência em coluna vertebral e neurocirurgia para prótese de disco.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, é especialista em cirurgia da coluna vertebral nos Estados Unidos, com aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva na Alemanha.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Norte Americana de Cirurgia da Coluna.

Responsável por trazer ao Brasil, e o pioneiro na aplicação das tecnologias de Prótese de Disco 3ª geração M6 e Implante Interlaminar IntraSPINE, o Dr. Lucas Vasconcellos já realizou mais de 8 mil consultas, mais de 5 mil tratamentos, mais de 3 mil cirurgias e participou de mais de 50 palestras em todo o mundo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar