faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Plataforma Scal lança APP para a saúde com protocolos específicos para atendimento a pacientes com Covid -19

ITC - Plataforma SCAL.jpg

Uma pesquisa elaborada em parceria entre a Learning Village, BRAngels e FirstCom, chamada “Cenário Econômico Pós-vacina: o que podemos esperar dos negócios?”, 56% das empresas entrevistadas sinalizaram que ampliarão os investimentos em Tecnologia da Informação e 25% delas em inovação.

A pandemia forçou muitas empresas em todo o mundo a investirem na transformação digital apresentando um novo jeito de desenvolver um produto ou serviço, de forma mais direcionada e econômica. Um bom exemplo é o caso da Plataforma Scal que acaba de lançar, maio, um aplicativo gratuito para profissionais de saúde autônomos. O serviço terá funções de agenda, marcação de consultas, e prontuário eletrônico específico de fisioterapia para cada área, lombar, joelho, quadril, oncologia, cervical, cardiopulmonar, e muito mais. E ainda, um roteiro de protocolos a serem seguidos conforme cada caso.

No caso dos prontuários para reabilitação cardiopulmonar são fichas técnicas especificas para avaliação dos atendimentos fisioterapêuticos voltados para as questões trazidas pelo Covid-19, tanto para pacientes infectados ou pós covid19 negativado. Com o App, os profissionais podem utilizar módulos gratuitos que facilitam o dia a dia e podendo colaborar no diagnóstico das alterações relacionadas à COVID-19 e na escolha do melhor tratamento para os pacientes. O APP ainda permite realizar a triagem de comorbidades, de sintomas e a classificação do quadro clínico utilizando as opções de “red flags” (questionário Start Back) o que ajuda o profissional classificar o quadro clínico dos pacientes em leves, moderados e graves para orientar, tratar e encaminhar de maneira adequada e individualizada. 

O “Start Back” utiliza Inteligência Artificial para realizar uma triagem do grau de gravidade e dor dos pacientes e auxiliar na orientação do tratamento. Funciona assim: o paciente responde um questionário que ajuda os fisioterapeutas do ITC  Vertebral a realizarem uma triagem, identificando o paciente com baixo, médio e alto risco, por meio de algoritmo. Caso o paciente tenha alto risco, a plataforma o classifica como bandeira vermelha, sinalizando que as dores podem estar correlacionadas com questões mais graves como: câncer, fraturas ou lesões mais sérias.  O serviço já está disponível em todo o Brasil. ITC Vertebral é uma rede de franquias com  83 clinicas, espalhadas pelo Brasil, de fisioterapia para  tratar a coluna vertebral. Toda a rede se manteve fechada por quatro meses durante o período do lockdown e ainda assim a empresa conseguiu manter seus atendimentos e faturamento no mesmo patamar do ano anterior.

De acordo com a fisioterapeuta respiratória Cardiopulmonar e Metabólica parceira da Plataforma Scal, Isabelle Guedes, no cenário da pandemia algumas dicas sobre a área podem ser valiosas como:

1. Soprar balão não é tratamento para COVID-19. Inclusive pode ser arriscado. Os pacientes em reabilitação precisam melhorar a capacidade de inspirar e, para isso, é importante fortalecer os músculos e aumentar os volumes ventilatórios.

2. Soprar bolinhas ou respirar fundo não é suficiente! É preciso exercício físico, na dose certa e prescrito por um profissional especializado.

3. Em Reabilitação Cardiopulmonar é muito importante fortalecer músculos da coxa, da panturrilha, e do tronco. Por isso, os especialistas indicam atividades como se levantar e sentar da cadeira, subir e descer nas pontas dos pés, subir e descer degraus. Essas atividades podem ser realizadas no dia a dia, como forma de quebrar o comportamento sedentário e manter força e resistência de músculos fundamentais para reduzir os sintomas. Função muscular é vida! Mas é sempre importante consultar um profissional.

4. Além disso, exercício aeróbio na dose certa é tratamento para a capacidade cardiorrespiratoria. Progredir em caminhadas e atividades dinâmicas vai auxiliar muito na recuperação do condicionamento físico.

5. É fundamental contar com a orientação de um profissional para determinar o que é mais indicado e estar sempre atento aos sintomas e alterações de medidas como batimentos cardíacos, saturação e padrão da respiração.

6. O fisioterapeuta poderá utilizar de técnicas específicas para recuperar a respiração e a função cardiopulmonar e metabólica dos pacientes. E a indicação de fisioterapia pode ser imediata!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar