faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Primeira Inteligência Artificial para mamografia do Brasil foi desenvolvida no Ceará com investimento nacional

saúde business mamografia.png
A tecnologia integra a DAMA, sistema criado pela healthtech cearense Audo e que chega ao mercado com baixo custo

A primeira Inteligência Artificial (IA) para mamografia totalmente brasileira foi desenvolvida no Ceará e promete contribuir na transformação do rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil. A ferramenta integra a DAMA, um sistema completo para a realização de mamografias, projetado pela Audo, healthtech especializada em radiologia, sediada em Fortaleza. A tecnologia já possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e chega ao mercado com baixo custo, o que facilita o acesso por clínicas de pequeno e médio porte.

A DAMA conta com algoritmo de IA, em sistema de aprendizado contínuo, no qual todas as descobertas podem ser aprovadas, rejeitadas ou corrigidas pelo profissional de saúde, o que faz com que algoritmo seja retroalimentado para ficar mais inteligente. Da forma que foi desenvolvida, essa inovação não veio para substituir o médico, mas para ser uma aliada dele. Além disso, a DAMA é uma ferramenta que abrange todo o serviço de mamografia, contribuindo para para que todos os processos fiquem mais automatizados e digitais, evitando atritos e o retrabalho para os médicos e instituições.

DivulgaçãoPrint I - Dama.png

A tecnologia foi elaborada pelo time de desenvolvimento da Audo, com gerência técnica de Leonardo Pires, mestre em Informática Aplicada e especialista em Desenvolvimento de Software, e co-fundador da Audo; e conduzida por Ygor Rebouças Serpa, mestre em Informática Aplicada e especialista em Inteligência Artificial - ambos alunos da professora doutora Andreia Formico, PhD em Ciências da Computação pelo Imperial College London, que recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2009. Após vencer a batalha contra o câncer, ela assumiu a pesquisa sobre a doença. A DAMA nasceu como resultado dos trabalhos orientados por Andreia: uma ferramenta que auxilia os profissionais de saúde a salvar vidas.

Divulgação/Igor CavalcanteMilena Rosado

Além da precisão no diagnóstico, a DAMA prevê mais segurança na gestão das imagens. “O exame de mamografia tem algumas particularidades, como exigir um monitor 4K apropriado para a visualização das imagens. Devido ao alto custo desse processo, muitos serviços de radiologia optam por enviar os exames de forma impressa para os médicos, e esse translado pode gerar vários problemas. A DAMA vai contribuir para transformar esse cenário”, explica Milena Rosado, CEO da Audo.

Apesar de o Brasil ter pesquisas e testes com Inteligência Artificial em andamento, a DAMA é a primeira delas com aporte e desenvolvimento totalmente nacionais. A solução elaborada pela Audo teve investimento de R$ 500 mil, boa parte por meio de subvenção da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), através dos editais Inovafit I e II. 

Sobre a Audo

Iniciativa com DNA cearense, a Audo surgiu para solucionar gargalos da área de diagnóstico com tecnologia e inovação. A empresa iniciou no programa da Ventiur, aceleradora do Rio Grande do Sul com expertise em saúde, e contou com subvenção e investimento de R$ 1,5 milhão da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco do Nordeste (BNB).

Além da DAMA, a Audo trabalha com o sistema PACS (traduzido do inglês, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), responsável por gerenciar e otimizar o fluxo de imagens em clínicas de diagnóstico; e está desenvolvendo um sistema focado na criação de uma rede interligada de radiologistas. A equipe de desenvolvedores tem, ainda, um projeto de Inteligência Artificial voltado para o diagnóstico de nódulos no pulmão.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar