faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

S.O.S. Vida de Sergipe recebe reacreditação internacional

sos vida sergipe.jpg
A JCI (Joint Commission International) realizou auditoria na empresa para avaliar processos de qualidade e segurança e concedeu a certificação

Divulgação/Marta Simone, gerente da S.O.S. Vida de Aracajumarta-simone-1.jpg

A S.O.S. Vida de Aracaju/SE, empresa que atua na área de home care, recebeu a reacreditação da JCI (Joint Commission International), uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo o mundo. A necessidade de segurança e qualidade no atendimento de saúde é uma premissa na empresa, que também já foi reacreditada no ano passado na unidade de Salvador.

Para conseguir ter o melhor desempenho, é importante que os serviços de saúde tenham processos e uma cultura constante associada à qualidade. Neste cenário, a Acreditação é uma grande aliada para que as avaliações sejam constantes e a busca pela segurança em todos os procedimentos vire uma rotina. 

“Eu sempre digo que qualidade é fazer o certo, mesmo quando ninguém está olhando. Essa cultura tem que estar em tudo em uma empresa que atua na área de saúde, desde na parte administrativa, no cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores, até no atendimento ao paciente. Pra isso, é preciso criar normas, rotinas, processos que façam com que todas as pessoas entendam a importância do trabalho de cada um para que todo o atendimento seja excelente”, pontua Mariana Leite de Baldarelli Crepaldi, enfermeira de suporte técnico.

A gerente da S.O.S. Vida de Aracaju e médica Marta Simone salienta que a Acreditação é importante porque as pessoas que estão dentro de um serviço acreditado são conhecedoras da forma como tudo acontece.

“As rotinas são discutidas, escritas, treinadas. Isso faz com que o profissional saiba onde buscar informação quando necessita. O processo de Acreditação eleva a equipe a um patamar de segurança, de correção muito maior do que um serviço que dependa apenas do conhecimento individual de cada profissional”, opina.

A unidade de Sergipe da S.O.S. Vida recebeu a Acreditação da JCI em 2018 e agora foi reacreditada, processo realizado a cada três anos, para validar a manutenção dos padrões exigidos.

Os auditores realizaram visitas na unidade nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, avaliando o serviço e todo atendimento e funcionamento, de acordo com as regras da JCI, confirmando neste começo de janeiro a recertificação.

“A cultura da qualidade tem que estar presente o tempo todo na empresa. A reacreditação, porém, é muito importante para que tenhamos esse momento de reavaliar o trabalho, promover mudanças, se for necessário, trocar informações. Não significa olhar para qualidade e segurança apenas no momento da reacreditação, mas sim utilizar esse momento para melhorar os processos”, opina Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida.

Para a médica Marta Simone, a reavaliação de tempos em tempos é fundamental para verificar se as práticas e políticas estão sendo mantidas, e o que pode ser melhorado.

“Tudo pode ser visto de uma maneira nova e melhor, logo pode ser aperfeiçoado. Então para nós, esse processo de reacreditação, mais ainda passando por toda essa experiência e desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe, ele nos fortalece no sentido que os profissionais se sintam mais tranquilos e seguros para fazer seu trabalho, com a consciência de que o certo deve ser feito sempre e isso traz melhorias para profissionais e pacientes”, salienta Marta. Ela completa que o processo de acreditação fortaleceu a unidade, ajudando a crescer na qualidade da assistência. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar