Unidas defende criação de critérios para testagem de Covid-19, evitando colapso do sistema

protocolos para vacinação UNIDAS.jpg
Comunicado à imprensa.

Diante do crescimento exponencial de novos casos do coronavírus, que levaram a um aumento inesperado na demanda por testes para Covid-19, a UNIDAS (União Nacional das Operadoras de Autogestão em Saúde) vem a público ressaltar a importância de se pensar de maneira coletiva num momento tão delicado. É fundamental que não falte testagem para quem realmente precisa — seja um usuário da saúde suplementar ou do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensando na provável falta de insumos e dificuldade de diagnósticos adequados, conforme alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), defendemos a priorização da testagem para pacientes com sintomas graves e/ou hospitalizados. 

Partindo deste posicionamento, estamos atuando junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar -ANS, com o objetivo de implementar medidas excepcionais para a demanda atual. Defendemos que sejam firmados critérios para testagem, de maneira a evitar a falta de exames — seja no sistema privado ou público. 

Também solicitamos que a ANS altere temporariamente os critérios de autorização para a realização da testagem de Covid. Pedimos ainda que a Agência reveja a aplicação de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) contra operadoras de saúde que não consigam autorizar a realização do exame pela falta de insumos nos laboratórios das redes credenciadas ou pela priorização de casos mais graves. 

Ressaltamos: é primordial que os recursos disponíveis sejam usados racionalmente. Para isso, entendemos que a participação do Ministério da Saúde, autoridade máxima do país para o tema, é fundamental na coordenação dos esforços das entidades dos setores público e privado. Mais do que nunca, este é um momento de atuar de maneira conjunta e integrada em prol da saúde de todos os brasileiros. Precisamos trabalhar juntos para superar mais este momento. Unidos faremos a diferença, vamos vencer o coronavírus. 


UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde 

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil, segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar