faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fundo em apoio a projetos contra desinformação sobre vacinas

vacina google.jpg

A incerteza sobre o desenvolvimento da pandemia do coronavírus continua a gerar informações incorretas relacionadas à doença. Os verificadores de fatos têm trabalhado arduamente contestando desinformação na internet, o que resultou em quase 10.000 fatos checados sobre a pandemia sendo exibidos atualmente em nossas plataformas.

O lançamento global das vacinas contra a COVID-19 está exacerbando um problema perene de desinformação sobre a imunização. Para apoiar ainda mais os esforços de checagem e verificação de fatos, a Google News Initiative está lançando um Fundo Aberto Contra a Desinformação de Vacinas COVID-19 de US$ 3 milhões.

Embora a infodemia de COVID-19 seja um fenômeno global, a desinformação também foi transformada em arma para atingir populações específicas. Algumas das pesquisas disponíveis sugerem que as pessoas que acessam conteúdo desinformativo e aquelas que buscam fatos checados não necessariamente se sobrepõem.

Por isso, o fundo está recebendo inscrições de projetos que visam ampliar o público de fatos checados, especialmente para aqueles que podem ser desproporcionalmente afetados por desinformação.

O fundo é global e aberto a veículos jornalísticos de todos os tamanhos que tenham um histórico comprovado de verificação e checagem de fatos, ou que tenham parceria com organizações com esse reconhecimento.

Vamos priorizar projetos colaborativos com uma equipe interdisciplinar e formas claras de medição de êxito. Por exemplo, inscrições qualificadas podem incluir uma parceria entre um projeto de verificação de fatos reconhecido e um veículo de comunicação voltado a uma comunidade específica, ou uma plataforma de tecnologia colaborativa para jornalistas e médicos apresentarem, em conjunto, informações falsas e suas respectivas checagens.

Uma equipe global de Googlers fará a análise das inscrições. O júri que escolherá os beneficiados pelo fundo é composto por:
•Theresa Amobi, conferencista sênior, Universidade de Lagos
•Ludovic Blecher, head de Inovação, Google News Initiative
•Renee DiResta, gerente de pesquisa técnica, Stanford Internet Observer
•Susannah Eliott, CEO, Australian Science Media Center
•Gagandeep Kang, chefe do Laboratório de Pesquisa Wellcome Trust, Christian Medical College
•Alexios Mantzarlis, líder de Credibilidade de Notícias e Informação no Google News Lab
•Syed Nazakat, fundador e CEO, Data Leads
•Ifeoma Ozoma, fundador e diretor da Earthseed
•Baybars Örsek, diretor, International Fact-Checking Network
•Andy Pattison, gerente de soluções digitais, Organização Mundial da Saúde
•Angela Pimenta, diretora de Operações, Projor
•Amy Pisani, diretora-executiva, Vaccinate Your Family
•Yamil Velez, professor associado de Ciência Política, Universidade de Columbia
•Brian Yau, líder de promoção e engajamento, Vaccine Safety Net da OMS

O Fundo Aberto é mais uma etapa do apoio que a GNI vem oferecendo no combate à desinformação sobre a pandemia entre abril dezembro do ano passado. Esperamos que os projetos selecionados se beneficiem da pesquisa que a GNI está apoiando sobre os formatos, títulos e fontes de informação mais eficazes para combater a desinformação sobre vacinas para COVID-19.

Assim continuaremos a disponibilizar informações confiáveis e de qualidade sobre vacinas em nossos produtos. Seguiremos expandindo o número de países com painéis de informações sobre vacinas autorizadas na Busca do Google e exibindo fatos checados em todas as plataformas do Google por meio do ClaimReview. Ampliamos os recursos pelos quais os usuários se deparam com checagens de fatos em 2020 — no tópico COVID-19 do Google Notícias nos EUA, no painel de checagem de fatos no Google Notícias no Brasil e no Google Imagens em todo o mundo.

Visite o site do Fundo Aberto para ler mais sobre os critérios de elegibilidade e descobrir como se inscrever.

Sobre o autor

Alexios Mantzarlis, líder de Credibilidade de Notícias e Informação no Google News Lab

TAG: Educação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar