faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A arquitetura voltada à humanização do atendimento médico

saude business_cls arquitetas associadas.png
Oferecer um espaço que dialogue e acolha o paciente de forma sensível e aconchegante é fundamental - e estratégico - nos dias de hoje

A humanização dos espaços de saúde, como clínicas e consultórios médicos, é uma tendência que está cada vez mais forte no mercado brasileiro. Com o crescimento da medicina e dos partos humanizados e das bandeiras que defendem a empatia dentro de ambientes hospitalares, oferecer um espaço que dialogue e acolha o paciente de forma sensível e aconchegante é fundamental nos dias de hoje. “Vários trabalhos acadêmicos vêm demonstrando os resultados positivos dessa preocupação com o atendimento. Para isso, um bom projeto arquitetônico com ambientes que transmitam conforto, segurança e credibilidade é fundamental”, conta Érika Steckelberg, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas.

Segundo Érika, o paciente deve se sentir acolhido logo na entrada, em uma recepção moderna e convidativa. “É interessante criar um espaço que não tenha aspecto de hospital, com móveis novos e arrojados, além de poltronas confortáveis e um ambiente bem iluminado e arejado”.

Divulgação/Carolina Louresarquitetura para atendimento médico - saúde business

Humanização de clínicas é uma das especialidades de Kivia Costa, Graziela Costa e Erika Steckelberg, do escritório CLS Arquitetas Associadas

Kivia Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, explica que apostar em cores mais alegres – mesmo que discretas – pode deixar o consultório mais aconchegante, fugindo do tradicional branco característico dos hospitais. “Cada especialidade pode usar a paleta de cores que mais lhe convém. Um consultório de ginecologia, por exemplo, pode optar por tons de rosa, já os consultórios odontológicos combinam muito bem com tonalidades azul ou terrosas. Os pediatras podem abusar das cores e dos elementos, decorando suas clínicas com desenhos de animais e de personagens infantis, além de disponibilizar um espaço para que os pequenos possam brincar enquanto aguardam a consulta”.

Conforme Kivia, além das cores, utilizar elementos naturais como portas, armários e painéis de madeira tornam os ambientes mais humanizados. “Além de aquecer o ambiente, este material traz aconchego e conforto visual”.

De acordo com Graziela Costa, também sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, a iluminação é crucial para quem busca tornar os ambientes das clínicas mais agradáveis. “O projeto de iluminação deve ser moderno e bem planejado, com luz indireta nos ambientes de espera. No consultório, o local deve ser iluminado de forma uniforme e clara, mas tomando cuidado para evitar que a luz cause a sensação de um ambiente frio”.

Graziela cita ainda artifícios como o uso de plantas, jardins verticais e até mesmo pequenos jardins de inverno para transmitir mais conforto e confiança, assim como o uso de músicas relaxantes ajuda a induzir um estado de paz nos pacientes. “Não podemos esquecer da acessibilidade com a instalação de rampas, adesivos antiderrapantes e corrimãos para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem pela clínica e, consequentemente, se sentirem mais independentes, confiantes e valorizadas durante a consulta”.

São detalhes importantes, que precisam ser pensados e executados de maneira correta para garantir a satisfação e o bem-estar da equipe médica, dos colaboradores e dos pacientes e acompanhantes. Por isso é essencial contar com a visão de um profissional de arquitetura experiente para fazer um projeto de clínica médica. “O arquiteto possui conhecimentos técnicos para realizar uma leitura assertiva do espaço e dispor cada elemento da melhor maneira possível, além de escolher as cores adequadas, o mobiliário ideal, a iluminação perfeita, entre outros aspectos”, conclui Graziela.

DivulgaçãoHumanizacao-de-clinicas-projeto-CLS-Arquitetas-Associadas.jpg

Ter um consultório médico propício para receber o paciente, oferecendo calma e tranquilidade, antes e durante a consulta, é um diferencial.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar