faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

IGCC busca a inclusão de temas de saúde na pauta dos candidatos à prefeitura em 2024

Article-IGCC busca a inclusão de temas de saúde na pauta dos candidatos à prefeitura em 2024

igcc-pautas-de-saude-prefeitos-2024-foto-natacha-gastal.png
O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil em reunião, realizada em São Paulo

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) deu início a uma articulação com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do setor da oncologia que busca a inclusão de pautas da área nos planos dos candidatos a prefeito nas eleições de 2024. A primeira atividade foi uma reunião realizada em São Paulo.

“Este encontro foi o primeiro passo para levarmos aos postulantes sugestões de ações que teriam efeitos práticos no cenário oncológico nacional a partir do olhar das cidades”, destaca a diretora executiva do IGCC, Daniely Votto.

O movimento liderado pelo IGCC não é por acaso. Uma pesquisa recente do Datafolha, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas em 135 cidades, mostrou que a saúde é a principal preocupação das pessoas. “Ainda que o levantamento tenha como foco a responsabilidade do governo federal, o dado mostra que a sociedade entende a importância de uma boa gestão da área e a governança do câncer depende muito dos municípios que conhecem de perto as suas realidades”, ressalta a diretora.

“Temos que falar com aquelas pessoas que ainda não conhecem a realidade do câncer. Enquanto organizações da sociedade, nós já temos voz, mas precisamos ter ouvidos atentos. A partir dessa coalizão que formamos, teremos uma série de ações em 2024 até outubro, quando acontecem as eleições, de maneira a sensibilizar os candidatos e fazer com que eles tenham ações concretas nos seus planos de governo sobre o cenário oncológico”, completa Maira Caleffi, presidente do Conselho de Administração do IGCC e chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.

Além de representantes do IGCC, também participaram da mesa de debates do evento realizado em São Paulo a Secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Aline Creder; o prefeito de Campinas e vice-presidente de saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos,  Dario Saadi; o secretário de saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter; o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Roberto Gil; e a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart. 

IGCC

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é um agente de transformação das cidades, promovendo a sinergia e a parceria entre diferentes atores na melhoria do acesso equitativo e de qualidade ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer.

Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o IGCC é o parceiro de implementação do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.