faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Evento integra startups de biotecnologia a investidores em MG

Article-Evento integra startups de biotecnologia a investidores em MG

Divulgação demo day biotechtown.png
Demo Day, realizado pelo BiotechTown, tem o objetivo de aproximar startups e investidores após 12 meses de trabalhos de aceleração.

12 startups brasileiras participam, no dia 11 de novembro, do Demo Day 2021, evento gratuito e online, que celebra a conclusão dos 2º e 3º ciclos de aceleração do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown. O PDN já viabilizou aceleração e investimento em 23 startups, totalizando R$6,9 milhões, além de dezenas de eventos de conexão e milhares de horas de mentorias.

As startups vão apresentar ao mercado o road map de desenvolvimento de suas empresas, além das conquistas e evolução proporcionadas pelo PDN, após 12 meses de trabalho. "Investidores-anjo, fundos de investimento e demais players do mercado vão ter a oportunidade de aprender sobre os negócios que estão impactando os segmentos de biotecnologia e ciências da vida, além de conhecer os planos para captação de novas rodadas de investimento e expansão dessas startups”, destaca Bruno Andrade, CEO do BiotechTown.

“Ofereceremos a investidores qualificados a oportunidade de avaliarem excelentes e promissoras startups. A seleção do BiotechTown é rígida e escolhemos somente as melhores startups. Após um ano de intensa aceleração, o resultado não poderia ser outro a não ser negócios incríveis”, afirma Andrade.

Ana Marcatto, Head de Aceleração do BiotechTown, reforça que o Demo Day é um evento para todo o ecossistema. “Com apresentações curtas, fluidas e agradáveis, esperamos que essa transformação de trabalho em sonhos possa inspirar outros empreendedores que estão começando sua jornada ou que têm medo de participar de processos de aceleração”, comenta.

Empresas participantes

  • BirthTech - oferece soluções que ajudam os recém-nascidos a sobreviverem aos seus primeiros dias de vida. Por meio de tecnologias não-invasivas, precisas e de baixo custo, ajuda o profissional de saúde a tomar decisões críticas para prover cuidado neonatal adequado, diminuindo o risco de complicações graves e morte.
  • Celluris - primeira empresa da América Latina a desenvolver tratamento personalizado para pacientes oncológicos através de imunoterapia baseada na modificação das células do próprio paciente, que passam a reconhecer o tumor como um alvo, combatendo-o de forma precisa. 
  • Cepha Biotech - desenvolveu um dispositivo portátil que tem sido utilizado no diagnóstico molecular da Covid-19 e ainda um outro teste rápido para o novo coronavírus, entre outras soluções para detecção de DNA em áreas da saúde humana e animal, agropecuária e meio ambiente.
  • Eye Connect - desenvolve uma solução para acompanhamento da saúde global por meio do uso da retinografia - exame nos olhos - como parte da rotina clínica. De custo acessível, o exame pode ser incluído em serviços públicos e privados de saúde.
  • ImunoTera - desenvolve uma plataforma de ativação do sistema imunológico humano pela geração de células T. Pode ser aplicada contra doenças crônico-infecciosas, como HIV, HPV e a Covid-19. Uma das técnicas “treina” as células imunológicas a eliminarem células doentes, como as dos cânceres de colo de útero e de cabeça e pescoço, ambos causados pelo HPV.
  • Kimera - produz o hormônio eCG, usado para estimular o cio e a ovulação de vacas e marrã - porcas jovens - para a inseminação artificial. A técnica é feita por proteínas recombinantes. O hormônio é de baixo custo, menor do que os existentes no mercado, e não inflige sofrimento ao animal.
  • Microbiotec - desenvolve produtos com base em bacteriófagos para controle biológico de bactérias e biofilmes com uso médico, veterinário e na indústria de petróleo. Além disso, trabalham na produção de antígenos recombinantes que podem ser usados em kits de diagnósticos de arboviroses, como dengue e zika. 
  • Phast - criou um algoritmo capaz de prever lesões em atletas. Uma plataforma tecnológica faz um acompanhamento e relatórios automatizados de perfil de risco, orientando o trabalho de fisioterapeutas. Com isso, é possível fazer um trabalho preventivo na preparação de atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol.
  • Pineal Tecnologias 3D - criam órteses, próteses e cadeiras de rodas para animais deficientes através de impressão 3D. A tecnologia permite equipamentos personalizados, com as medidas de cada animal.
  • Quantis - startup de biofabricação de insumos por bioimpressão e engenharia genética. O primeiro desses insumos é o colágeno tipo 1 ultrapuro e bioidêntico ao colágeno humano. Pode ser usado pela indústria de preenchedores de pele e cosméticos. 
  • Recombine Biotech - empresa de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia, trabalha com tecnologia recombinante direcionada tanto para a saúde humana quanto à animal, como, por exemplo, a produção de kits de diagnósticos e vacinas veterinárias.
  • Ziel - desenvolveu dois produtos voltados para a área oncológica e para a saúde da mulher. O primeiro é um teste de avaliação de quimiorresistência de tumores hematológicos, de mama e de ovário. O segundo é um autocoletor associado a um teste para rastreamento de câncer de colo de útero. Já possui 19 pedidos de patentes no total.

Com o apoio de BR Angels, Datamed e Thermo Fisher Scientific para sua realização, o evento terá transmissão online. 

Para se inscrever, acesse bit.ly/demoday_2021.

Sobre o BiotechTown

Localizado em Nova Lima-MG, o BiotechTown é um hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o BiotechTown atende a bionegócios de todos os portes em suas diferentes fases, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado, incluindo a aceleração de startups através de seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. Além disso, oferece acesso desburocratizado a infraestruturas próprias de laboratório e planta de produção, bem como coworking e salas para empresas do segmento, em um ambiente que promove conexões e impulsiona o ecossistema. Estrutura criada para conectar empresas, pesquisadores e investidores, fornecendo todos os recursos para o desenvolvimento de bionegócios em todos os níveis.

Sobre o Programa de Desenvolvimento de Negócios

O PDN possui metodologia própria e oferece suporte às startups em seu processo de profissionalização, inserção no mercado e crescimento sustentável. A partir da definição da estratégia de negócio, o desenvolvimento é trabalhado por 12 meses, com estabelecimento de metas, mentorias sobre gestão e acompanhamento individual das empresas para atender as necessidades específicas.