faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

MedRoom destaca os 5 benefícios do uso da tecnologia de alta performance no ensino

Divulgação medroom.jpg
CEO da edtech referência em Realidade Virtual elenca benefícios alcançados por meio da tecnologia na educação

Segundo a pesquisa realizada em 2019 pela PwC, Equipe de Inovação em Aprendizagem e Desenvolvimento dos EUA, a imersão de estudantes com os conteúdos que estão sendo aprendidos pode fazer com que eles aprendam até quatro vezes mais rápido do que . A MedRoom, edtech brasileira  que possui o mais completo modelo do corpo humano em 3D do mundo, usa a Realidade Virtual (VR) para possibilitar uma experiência mais profunda e interativa do aprendizado. Referência nesta área, a empresa impacta estudantes de mais de 40 instituições dentro e fora do Brasil.

Para Vinícius Gusmão, CEO e cofundador da MedRoom, a implementação do avanço tecnológico dentro da sala de aula permite que o aluno fixe mais o conteúdo, dentre outros benefícios. “Hoje nosso modelo de aprendizagem é antigo e pautado na decoração de fórmulas. Com a Realidade Virtual, por exemplo, conseguimos trazer os alunos que já nasceram nativos digitais e que são, por natureza, pouco cativados pelo modelo tradicional.”, explica. 

“Outro fator importante é a possibilidade de acesso de qualquer lugar, seja por um smartphone ou tablet. Isso nos mostra como a interação com a tecnologia deve ser democratizada, algo que, consequentemente, fará tecnologias de alta performance como imagens 3D, Realidade Virtual e o metaverso entrem cada vez mais na educação e rotina de estudantes”, explica Gusmão. 

Para ilustrar ainda mais como estas tecnologias podem ser aplicadas na rotina de estudantes e instituições de ensino, o CEO listou 5 principais benefícios da tecnologia de alta performance no ensino: 

  1. “A utilização dos óculos de Realidade Virtual (VR) no aprendizado potencializa em até quatro vezes o aprendizado se comparado ao modelo utilizado em sala de aula tradicional”, diz Gusmão.
  2. “Segundo a pesquisa da PwC, os pessoas treinadas com a utilização da Realidade Virtual (VR) podem ficar até 275% mais confiantes para agir com o que aprenderam logo após a aula, sentindo-se mais preparados e eficientes, trazendo uma melhora de 40% no aprendizado comparada a sala de aula comum. Isso nos traz uma noção da eficácia destas tecnologias novas quando aplicadas ao ensino”, conta. 
  3. “Ainda segundo a pesquisa, é dito que os estudantes que utilizam Realidade Virtual (VR) tem uma conexão emocional mais forte com o conteúdo. É constatado que eles podem se conectar, entender e lembrar do conteúdo mais profundamente, chegando a 3,75 vezes mais comparado a sala de aula”, diz o CEO.
  4. Segundo ele, “os alunos ficam mais focados, pois as experiências imersivas comandam visão e atenção, o que deixa eles mais compenetrados ao aprendizado”. 
  5. “A utilização da Realidade Virtual (VR) pode ser mais econômica quando aplicada em escala. Embora seja exigido um pouco mais de investimento inicial para construir e implantar, comparado a sala de aula que não tenha a infraestrutura necessária. O treinamento em Realidade Virtual quando entregue a um número suficiente de alunos pode ser mais econômico, levando em conta que poderá ser ensinado a mais alunos em menos tempo, além do aprendizado mais profundo”, finaliza o cofundador da MedRoom.
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar