faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aplicativo Meios de Constraste oferece abordagem prática

empresario-maos-usando-telefone-celular-com-o-relatorio-financeiro-no-off_1150-644
Médicos e demais profissionais da Saúde contam com a ajuda de um aplicativo simples e prático para a escolha do meio de contraste mais adequado em exames de imagem

Disponível nos sistemas iOS (Apple) e Android (Google) e nas versões em português e inglês, o aplicativo Meios de Contraste: FSN vs. NIC, é o primeiro e único nesse segmento da área médica. O objetivo da ferramenta é promover o uso racional e mais seguro dos meios de contrastes em exames radiológicos de pacientes com disfunção renal, baseado no cálculo da taxa de filtração glomerular (TFG). Isso porque escolher o exame correto para cada paciente é um desafio diário e devem ser pesados os riscos e benefícios de cada opção (contraste iodado x gadolínio).

Idealizado pelos médicos radiologistas Sandro Fenelon (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP) e Frederico F. de Souza (Universidade do Mississipi, EUA), tem por objetivo oferecer uma ferramenta prática para análise dos possíveis riscos de Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC).

A ideia de se criar o aplicativo surgiu pelo fato de não existirem informações centralizadas e resumidas sobre o tema, que fossem acessíveis em tempo real, em um único local.

Apesar de seu pouco tempo, o app Meios de Contraste: FSN vs. NIC foi semifinalista do concurso realizado pelo principal portal de Radiologia dos Estados Unidos (Best Radiology Mobile App 2016 Minnie Award by AuntMinnie.com). A premiação, realizada anualmente pelo site AuntMinnie.com, visa reconhecer os melhores e mais brilhantes na área de Imaginologia Médica, com cerca de 200 candidatos em 14 categorias diferentes.

http://www.auntminnie.com/index.aspx?sec=ser&sub=def&pag=dis&ItemID=114952

Uma revisão do aplicativo ganhou destaque na edição de outubro de 2016 da revista científica oficial e peer-reviewed da Sociedade de Informática em Imaginologia Médica (SIIM), dos Estados Unidos.

http://link.springer.com/article/10.1007/s10278-016-9918-5/fulltext.html

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar