faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Assinatura digital é valor agregado de ponta a ponta nos processos médicos e administrativos

TAG: Destaques
Vinicius Sousa_Soluti

A evolução digital segue a passos largos, a crise sanitária global acelerou ainda mais as transformações e a digitalização de serviços e até de produtos. Nesse contexto, a setor da saúde consolidou questões que até bem pouco tempo atrás eram incipientes. O distanciamento social e as medidas de biossegurança dentro dos ambientes de saúde pediram novas condutas para que todos pudessem ser atendidos adequadamente e, ainda, que todos os trabalhadores do setor pudessem atuar em suas funções com segurança e proteção.

Toda a área da Saúde se movimentou para se digitalizar e conduzir os protocolos de covid-19 e dos demais atendimentos. Como toda crise também traz evolução e oportunidade, a telemedicina se tornou realidade bem sucedida e isso se deve em grande parte pelo apoio que soluções digitais proporcionaram. Entre elas o Bird ID e o Assine.Oline, certificado digital em nuvem combinado e ferramenta de assinatura digital, que combinadas proporcionam a democratização do acesso às assinaturas nos meios digitais, agregam segurança, eficiência, redução de custos e sustentabilidade aos processos em hospitais, clínicas e laboratórios.

O CEO da Soluti, Vinicius Souza, conta que as soluções contribuem consistentemente no impedimento de fraudes de documentos e redução de riscos que envolvem documentos físicos que transitam no ambiente hospitalar. “É importante destacar que em uma instituição de saúde, por força legal, deve armazenar arquivos por 20 anos, o que traz custos realmente elevados de logística e armazenagem, sem falar da existência inerente dos riscos de desvios de documentos no tráfego e manipulação dos papéis. A oferta de uma solução que elimina todo esse processo arriscado, é entregar, acima de tudo, a possibilidade de investimentos mais estratégicos para serviços de saúde com mais qualidade a partir da economia gerada”.

Como funciona?

Tudo começa com o Bird ID, o certificado digital em nuvem. Ele é uma solução inovadora que proporciona liberdade digital segura para os usuários. A partir de drivers instalados ou mídias criptografas (protegidas), como Token e Smartcards, o smartphone é o dispositivo base para usar o aplicativo Bird ID, que mantem o certificado digital do usuário acessível em armazenamento em nuvem (cloud) e pronto para ser usado a qualquer momento.

O usuáro do Bird ID tem à sua disposição a plataforma de assinaturas eletrônicas Assine.Online, que é a única do mercado integrada a diversos dispositivos ampliando a liberdade de uso para assinar os mais variados tipos de documentos, em particular nos ambientes de saúde os prontuários, atestados, receituários e pedidos médicos.

A combinação do certificado digital em nuvem com uma plataforma de assinatura entrega a todos os profissionais de saúde a segurança, rapidez, facilidade e simplicidade necessárias para ganho de tempo e agilidade no cotidiano das suas funções e demandas. Os benefícios dessa solução da Soluti são estendidos às demais rotinas empresariais das instituições ligadas ao setor da Saúde, ou seja, as vantagens também se apresentam para os processos de recursos humanos, contratos, gestão de operadoras, recepção, cadastro, internação e até na liberação do atendimento.

Nesse sentido, é importante demonstrar que o valor agregado pelo Bird ID e Assine.Online se estende para além do hospital, operadoras e pacientes também são beneficiados com agilidade, sigilo, autenticidade e confiabilidade de processos, o que significa redução no tempo de espera em todos os trâmites que envolvam aprovações e autorizações dos convênios ou assinaturas.

Grandes hospitais e operadoras de saúde no Brasil aderiram ou incrementaram o uso das soluções da Soluti neste ano. Destaque para a utilização feita pela Fiocruz, que utiliza mais de 500 Certificados Digitais no atendimento via telemedicina e, também, para facilitar as rotinas internas. A Fundação Oswaldo Cruz entende que o uso desse tipo de solução é essencial para a prática legalizada e segura da medicina à distância, que contempla teleconsulta, telemonitoramento e emissão de receitas e atestados médicos de forma remota e de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos nacionais competentes.

Assim como a Fiocruz, hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês e operadoras como Unimed e Sulamerica, também digitalizaram processos a partir da adoção do Bird ID e Assine.Online, garantiram simplicidade e autenticidade nas demandas diárias e reduziram grasticamente custos, visto o volume de pacientes, usuários e atendimentos que realizam mensalmente. Os custos vão ao encontro, inclusive, de metas sustentáveis relacionadas à redução de consumo de papel e de geração de resíduos.

“Para além de soluções tecnológicas e que tenham real valor na transformação digital de serviços e processos, temos compromisso com a sustentabilidade de forma ampla e verdadeira. Consideramos as demandas ambientais tanto quanto as questões de negócio e os resultados financeiros dos mercados que atendemos e os nossos próprios. É fundamental ter uma visão estratégica e sustentável para com todos os atores envolvidos e com toda a cadeia e valor”, explica Vinicius Souza, CEO da Soluti.