faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Certificado digital acelera assinatura de prontuários em Vitória

certificado-digital-acelera-assinatura-de-prontuarios-em-vitoria.jpg
Tecnologia permite que funcionários acessem seus certificados pela internet

Velocidade e segurança na assinatura de prontuários eletrônicos (PEP) e atendimentos médicos foram os ganhos que a prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, obtidos com a implantação de uma plataforma que possibilitou a hospedagem de certificados digitais em um ambiente centralizado.

A tecnologia, hospedada na nuvem, foi escolhida como alternativa ao uso de tokens e cartões para armazenamento de certificados digitais, que agora ficam hospedados em servidores de rede chamados Módulos de Segurança Criptográficos (HSM). De acordo com comunicado ao mercado, o BRy KMS, implantado desde novembro de 2013 na prefeitura, permite a assinatura digital de milhares de documentos em segundos, ao contrário dos dispositivos pessoais, limitados à média de uma assinatura por segundo.

Atualmente 540 servidores efetivos já dispõem de certificação digital própria armazenada em um compartimento privativo no servidor central. Segundo o analista em TI da prefeitura, Paulo César Fernandes, o objetivo é levar a tecnologia a 1.800 funcionários até o final deste ano. “Acabamos com problemas de compatibilidade dos tokens e aceleramos os procedimentos de assinatura digital de forma impressionante”, observou em nota.

No modelo anterior, por exemplo, um médico não poderia realizar atendimento a pacientes via sistema caso tivesse esquecido o token com o seu certificado digital. Agora, a partir de um protocolo exclusivo que exige autenticação forte, o certificado digital fica acessível a partir de qualquer computador, celular ou tablet com acesso à rede da prefeitura.

Entre outras vantagens descritas pela prefeitura estão: garantia da integridade e autoria das informações disponibilizadas pelo sistema e registro, pelo BRy KMS, de todas as utilizações de um certificado, ficando disponíveis ao titular e permitindo rastreabilidade sobre assinaturas realizadas.

O PEP de Vitória faz parte do sistema Rede Bem Estar (RBE), que integra os diferentes estabelecimentos de saúde do município e profissionais de diversas categorias e especialidades, como médicos, psicólogos, dentistas e enfermeiros.

Em operação desde 2009, a tecnologia é utilizada por centros de referência, Pronto Atendimentos 24 horas, unidades básicas, unidades básicas com estratégia para saúde da família e centros de especialidades. Cada registro no prontuário eletrônico tem a assinatura digital do profissional de saúde. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar