faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Certificação digital impulsiona uso de PEP em Vitória

certificacao-digital-impulsiona-uso-de-pep-em-vitoria.jpg
- Shutterstock
Capital do Espírito Santo implanta tecnologia da catarinense BRy no sistema de prontuário da rede pública de saúde da cidade. Mais de 800 servidores já estão habilitados

Um sistema de certificação digital para assinatura digital de processos do prontuário eletrônico usado no atendimento da população de Vitória, capital do Espírito Santo, está permitindo o eliminar papel e economizar recursos, além de garantir a validade jurídica dos documentos. Parte da Rede Bem Estar (RBE), que integra os diferentes estabelecimentos de saúde do município, a tecnologia já certificou mais de 800 servidores efetivos.

Com o prontuário eletrônico, as informações dos pacientes são armazenadas em um único sistema e compartilhadas de forma virtual entre todas as unidades de saúde do município. Segundo Paulo César Fernandes, analista em TI da prefeitura da capital capixaba, o objetivo é levar a tecnologia a 1,8 mil funcionários até o fim de 2014.

Cada profissional de saúde (entre médicos, psicólogos, dentistas e enfermeiros) possui certificação digital própria, com a tecnologia KMS da catarinense BRy, armazenada em servidor (HSM) na nuvem privada da rede de saúde, evitando a utilização de tokens físicos. O certificado digital fica acessível a partir de qualquer dispositivo com acesso à intranet.

Segundo Fernandes, ao acabar com problemas de compatibilidade dos tokens, houve aceleração dos procedimentos de assinatura digital e o trabalho dos profissionais da saúde foi facilitado, obedecendo normas técnicas de segurança do CFM. Foi possível ainda, conta Jeandré Monteiro Sutil, diretor técnico da BRy, minimizar a necessidade de treinamento dos usuários para o sistema de certificação, deixando os detalhes técnicos para a equipe de TI da prefeitura.

A experiência de integração de sistemas para implantação de certificação digital envolvendo prontuários eletrônicos na prefeitura de Vitória será apresentada no XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), realizado em Santos entre 7 e 10 de dezembro. Os resultados do projeto são tema de um artigo científico apresentado durante o evento.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar