faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Data Science ajuda bancos de sangue a encontrarem doadores com tipos sanguíneos que estão em falta

Article-Data Science ajuda bancos de sangue a encontrarem doadores com tipos sanguíneos que estão em falta

doe-sangue

Projeto ‘SalvoVidas.com’, desenvolvida pela startup SaveLivez e apoiada pela Roche, convida e engaja doadores como uma solução para o desperdício, a falta de sangue e uma melhor gestão e experiência do doador

Uma iniciativa da Roche em conjunto com a SaveLivez, startup incubada na Eretz.bio, ecossistema de inovação e empreendedorismo do Einstein, tem usado a ciência de dados e a tecnologia como aliados na missão de conectar potenciais doadores aos hemocentros em diversas cidades do país. Com a chegada da COVID-19, as doações de sangue, que já são mais baixas no período do inverno, reduziram-se em 50% em diversas regiões do Brasil.

Para garantir que não falte sangue para os pacientes, a plataforma on-line Salvo Vidas.com utiliza cruzamento de dados e recursos de inteligência artificial para unir quem deseja doar, com o local que precisa de doadores. Para isso, os doadores voluntariamente cadastrados no site passam por uma triagem de elegibilidade e são direcionados a locais próximos de sua residência, que estejam precisando do tipo sanguíneo específico do doador. A plataforma rastreia e monitora as condições de estoque dos bancos de sangue e mapeia os grupos específicos que precisam de reposição para atender possíveis receptores.

Além de possibilitar ao doador verificar se ele está apto a doar sangue, poupando seu deslocamento, outra vantagem desse modelo inteligente é evitar o desperdício de insumos e organizar a coleta nos bancos de sangue, tornando o processo mais assertivo e em conformidade com a demanda. A intenção é de diminuir a falta e o desperdício nos bancos de sangue, evitando que alguns enfrentem escassez de bolsas de sangue, enquanto outros estejam com seus estoques excedentes para os mais diversos grupos sanguíneos. Considerados doadores universais, os portadores do tipo O negativo são os mais demandados pelos hemocentros por serem muito utilizados em caso de emergências médicas. Atualmente, são 72 bancos de sangue atendidos pela plataforma SalvoVidas.com, sendo que 88% deles são hemocentros públicos, espalhados por 69 cidades em 13 estados brasileiros.