faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fapesp, British Council e Fundo Newton anunciam recursos para workshops

fapesp-british-council-e-fundo-newton-anunciam-recursos-para-workshops.jpg
- Shutterstock
Dezesseis workshops em diferentes áreas, com pesquisadores britânicos e brasileiros baseados no estado de São Paulo, serão realizados até março de 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o British Council anunciaram os projetos aprovados em chamada de propostas para workshops entre jovens cientistas do Brasil e do Reino Unido, a serem realizados até março de 2015 em instituições de ensino e pesquisa de São Paulo. Ao todo serão dezesseis workshops que receberão apoio financeiro da Fapesp, do British Council e também do Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes.

O Fundo Newton integra a assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e aportará recursos no Brasil pela primeira vez.

Lançada em 2013 no âmbito do programa Researcher Links, parceria entre a Fapesp e o British Council, a primeira chamada conjunta permitiu a realização de sete workshops com universidades brasileiras e britânicas. Na chamada de 2014, lançada em abril, foram recebidas 29 propostas de instituições acadêmicas do Brasil e do Reino Unido. Inicialmente, a previsão era de apoiar a realização de até seis workshops. Entretanto, devido à qualidade das propostas apresentadas e ao apoio financeiro do Fundo Newton, Fapesp e British Council decidiram aprovar 16 propostas.

O Newton Research Links é um dos programas contemplados pelo Fundo Newton, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes e investirá £ 27 milhões (cerca de R$ 94 milhões) até 2017 no Brasil. O valor é resultado de um memorando de entendimento assinado em abril entre o governo britânico e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A Fapesp será a primeira instituição brasileira a utilizar os recursos do Fundo Newton, dentro da chamada conjunta com o British Council.

Colaboração internacional
Organizados por 18 instituições brasileiras e britânicas, os workshops serão realizados em inglês e abordarão temas diversos, como inclusão de pessoas com deficiência, papel social do esporte, eletroquímica, ecossistemas e uso da água, entre outros. Até 40 pesquisadores poderão participar de cada workshop, sendo dois coordenadores do evento, um do Reino Unido e outro do Estado de São Paulo. Os coordenadores dos workshops poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, dois do Reino Unido e dois do Estado de São Paulo.

Os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira, sendo até 17 do Reino Unido e 17 de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

“Pesquisadores no Reino Unido têm estado entre os principais parceiros em projetos de pesquisa colaborativa de pesquisadores no Estado de São Paulo. Com o Newton Fund, o governo britânico demonstra seu enorme interesse nessas colaborações, que agora podem ter acesso a um novo fundo de recursos”, destaca Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

Para Richard Masters, diretor do British Council no Brasil, “Colaborações internacionais melhoram a qualidade da produção científica e fortalecem a pesquisa tanto no Brasil quanto no Reino Unido. A variedade de temas dos workshops é uma prova de quanto os países podem cooperar”.

A relação dos workshops aprovados na chamada de propostas está disponível no site da Fapesp.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar