faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Luckie Tech inova no combate ao câncer infantil com dispositivo em forma de curativo com tecnologia AWS e parceria da Compasso UOL

joel-de-oliveira-junior-49-com-dispositivo-criado-por-ele-para-monitorar-a-temperatura-de-criancas-pacientes-de-cancer-1596835381493_v2_615x300.jpg

Serviço utiliza adesivo para monitorar a criança durante 24h e compartilhar os dados a distância com um sistema interligado a um hospital

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), todos os anos, 215 mil crianças (menores de 15 anos) e 89 mil adolescentes (entre 16 e 19 anos) em todo o mundo são diagnosticados com algum tipo de câncer. No Brasil, a enfermidade já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Entretanto, nas últimas décadas, o progresso, tanto no diagnóstico, quanto no tratamento da doença para essa faixa etária, evoluiu consideravelmente e a tecnologia é um dos motivos desse desenvolvimento.

A inovação na saúde está mudando o setor de assistência médica, melhorando os resultados para profissionais e pacientes com muito mais agilidade. Avanços consistentes em produtos farmacêuticos e na área médica já salvaram milhões, como a medicina de precisão, que combate o câncer com base na composição genética de um indivíduo, personalizando o tratamento de forma mais eficaz. No âmbito tecnológico, dispositivos são desenvolvidos para ajudar a monitorar sinais vitais e compartilhar dados do paciente com o hospital, como o curativo adesivado disponibilizado pela Luckie Tech e desenvolvido em parceria com o apoio da Compasso UOL.

O dispositivo criado monitora a temperatura e outros cinco sinais vitais. Parecido com um curativo (band-aid), compartilha os dados a distância com um sistema interligado a um hospital, ou seja, o usuário pode ser monitorado da sua própria casa. O acessório tem o objetivo de solucionar o problema da falta de dados e monitoramento do paciente e agilizar o atendimento. Atualmente, essas são as principais dificuldades encontradas por hospitais, planos de saúde e instituições governamentais.

O dispositivo adesivado ao paciente envia todas as informações para a nuvem da AWS, que as armazena de forma segura, assim agilizando o trabalho do hospital e o atendimento da criança. Além do mais, caso aconteça algo com o paciente, o hospital consegue identificar exatamente o local do ocorrido e enviar socorro imediatamente.

Segundo Joel de Oliveira Jr, fundador da Luckie Tech, startup que utiliza o que há de mais avançado, a fim de buscar a diminuição da taxa de mortalidade de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a falta de precisão de dados, a demora em buscar ajuda e a falta de monitoramento do paciente são os pontos de maior problema na busca pela saúde. “Nós queríamos mudar esse cenário e vimos que a tecnologia poderia ser nossa grande aliada. Buscamos parceiros que pudessem nos ajudar nesse desafio e encontramos na Compasso UOL, e sua expertise em soluções AWS, um apoio fundamental para o projeto realmente evoluir” conta Oliveira Jr.

“Temos muito orgulho em fazer parte desse projeto. É a inovação acontecendo na prática e mudando a realidade das pessoas, realmente fazendo a diferença. É o exemplo perfeito do que almejamos com nosso trabalho. Junto com a Luckie Tech e a AWS, nós queremos ajudar a transformar a forma como instituições de saúde atendem esse público, utilizando a tecnologia para promover a vida”, explica Gil Torquato, CEO da Compasso UOL.

A Compasso UOL atua desenvolvendo o Back-end Serverless de toda a aplicação, incluindo o desenvolvimento de microsserviços e APIs, auxílio na modelagem do banco de dados e implementação do Front-end para configuração e parametrização do sistema, além de contribuir com decisões arquiteturais baseadas nos pilares do Well Architected Framework da AWS.

“Nossa meta agora é incorporar Inteligência Artificial no processamento dos dados coletados e assim criar insights que possam ajudar ainda mais na diminuição da taxa de mortalidade dos pacientes”, conclui Joel.

Sobre a Compasso UOL
A Compasso UOL é uma empresa que cultiva o talento das pessoas e utiliza tecnologias estado-da-arte como Desenvolvimento Ágil, Multicloud, Data&Analytics, Segurança, Inteligência Artificial/Machine Learning, APIs/Microserviços, IOT entre outras, provendo tecnologia e conhecimento que ajudem seus clientes na construção de soluções digitais que viabilizem a transformação e evolução de seus negócios.

Sobre a Luckie Tech
Luckie Tech é uma empresa que usa o que há de mais avançado em tecnologia para diminuir a taxa de mortalidade de pessoas em tratamento médico, focando, inicialmente, nas crianças em tratamento de câncer. O projeto nasceu literalmente de um sonho do engenheiro Joel de Oliveira Jr, que, após vivenciar o câncer do próprio filho, Lucas, decidiu que precisava contribuir e ajudar as outras pessoas que enfrentavam o mesmo desafio. Em parceria com o médico Wagner Marcondes, do Hospital Albert Einstein, e William Sousa, presidente do grupo Kainos de Inteligência Artificial, ele criou um dispositivo que monitora a temperatura e outros cinco sinais vitais dos pacientes. Conectado na nuvem AWS, o acessório disponibiliza em tempo real os dados para a equipe médica com o objetivo de agilizar o atendimento e, consequentemente, diminuir a taxa de mortalidade. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar