faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Medicina Direta traça perfil de utilização do PEP no Brasil

Article-Medicina Direta traça perfil de utilização do PEP no Brasil

stethoscope-keyboard
Levantamento traz perfil do uso de plataformas digitais como o prontuário eletrônico do paciente em clínicas e consultórios do país

Criado para facilitar a vida de médicos e enfermeiros, o prontuário eletrônico do paciente (PEP) conta com facilidades como a organização eficiente da agenda, o envio e arquivamento de imagens para ajudar no diagnóstico e até mesmo a realização de pré-consultas. No Brasil, seu principal uso envolve o registro e acompanhamento do histórico do paciente.

A conclusão é do levantamento realizado pela Medicina Direta, empresa brasileira especializada em soluções digitais para clínicas e consultórios. A companhia consultou 409 empresas de sua base de clientes para traçar um perfil da utilização de prontuários eletrônicos no mercado brasileiro.

Praticamente todos os médicos contratam a plataforma para realizarem o registro do histórico do paciente e acompanhar sua evolução ao longo do tempo. O serviço de agenda é utilizado por 92% dos clientes.  O recurso financeiro, como recebimento de consultas, é usado por 62% dos médicos, enquanto que apenas 48% dos profissionais utilizam a solução de imagens.

Dentro das especialidades, os dermatologistas são os que mais contratam prontuários eletrônicos, seguidos por ortopedia e ginecologia. O estado de São Paulo concentra grande parte das plataformas, com 78,81%, e 61% dos médicos contratantes são homens.

“A utilização do prontuário eletrônica ainda é recente no Brasil, mas a tendência é estes números aumentarem conforme os médicos se familiarizem mais com a tecnologia e perceberem como podem se beneficiar com isso”, confirma Tiago Delgado, sócio-fundador da Medicina Direta. A utilização de prontuários eletrônicos avança no Brasil. A última pesquisa TIC Saúde, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no país, mostra que 23% dos estabelecimentos de saúde do país fazem o registro eletrônico de informações dos pacientes.

Sobre Medicina Direta:

Com o objetivo de ser o departamento digital de clínicas e consultórios médicos, a Medicina Direta surgiu em 2013 para oferecer infraestrutura tecnológica adequada e otimizar a gestão da saúde. A empresa disponibiliza o prontuário eletrônico, facilitando a coordenação de agenda, receituário, pagamento e demais processos que envolvem a rotina do profissional do setor. Além disso, a companhia desenvolve sites, gerencia e-mails e cria campanhas no Google Adwords.

TAG: PEP